Saudações, caros.
O jogo está funcionando até certo ponto. Porém, dependendo do movimento dos fantasmas, ele trava (ver imagem de erro). Já revisei as aulas e material escrito mas algo está passando batido por mim.
A seguir, o código do fogefoge.rb
# arquivo de lógica do jogo
require_relative 'ui'
def soma_vetor vetor1, vetor2
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, posicao
posicoes = []
movimentos = [[1, 0], [0, 1], [-1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor movimento, posicao
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
# se o fantasma não puder se locomover
return if posicoes.empty?
posicao = posicoes[0]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def copia_mapa mapa
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split("\n")
novo_mapa
end
def move_fantasmas mapa
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def posicao_valida?(mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
if (valor_atual == "X") || (valor_atual == "F")
return false
end
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
true
end
def calcula_nova_direcao heroi, direcao
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, 1]
}
case direcao
when "W"
anda_linha += -1
anda_coluna += 0
when "S"
anda_linha += 1
anda_coluna += 0
when "A"
anda_linha += 0
anda_coluna += -1
when "D"
anda_linha += 0
anda_coluna += 1
end
=end
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
def encontra_jogador mapa
caracter_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
# não achei
end
def le_mapa numero
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def joga nome
mapa = le_mapa 2
while true
desenha_mapa mapa
puts "\n\n"
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = calcula_nova_direcao heroi, direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
mapa = move_fantasmas mapa
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end