Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Capítulo 3

Saudações, caros.

O jogo está funcionando até certo ponto. Porém, dependendo do movimento dos fantasmas, ele trava (ver imagem de erro). Já revisei as aulas e material escrito mas algo está passando batido por mim.

http://imgur.com/a/bYSEy

A seguir, o código do fogefoge.rb

# arquivo de lógica do jogo

require_relative 'ui'

def soma_vetor vetor1, vetor2
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, posicao
    posicoes = []
    movimentos = [[1, 0], [0, 1], [-1, 0], [0, -1]]

    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma_vetor movimento, posicao
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end

    posicoes
end

def move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
    # se o fantasma não puder se locomover
    return if posicoes.empty?

    posicao = posicoes[0]

    mapa[linha][coluna] = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"

end

def copia_mapa mapa
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split("\n")
    novo_mapa
end


def move_fantasmas mapa
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size

    estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
    valor_atual =  mapa[posicao[0]][posicao[1]]

    if (valor_atual == "X") || (valor_atual == "F")
        return false
    end

    if estourou_linhas || estourou_colunas
        return false
    end
    true
end

def calcula_nova_direcao heroi, direcao
    heroi = heroi.dup
    movimentos = {
        "W" => [-1, 0],
        "S" => [1, 0],
        "A" => [0, -1],
        "D" => [0, 1]
    }    

    case direcao
            when "W"
                anda_linha += -1
                anda_coluna += 0
            when "S"
                anda_linha += 1
                anda_coluna += 0
            when "A"
                anda_linha += 0
                anda_coluna += -1
            when "D"
                anda_linha += 0
                anda_coluna += 1
        end
=end
    movimento = movimentos[direcao]
    heroi[0] += movimento[0]
    heroi[1] += movimento[1]
    heroi
end

def encontra_jogador mapa
    caracter_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            return [linha, coluna_do_heroi]
        end
    end
    # não achei
end

def le_mapa numero
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read arquivo
    mapa = texto.split "\n"
end

def joga nome
    mapa = le_mapa 2

    while true
        desenha_mapa mapa
        puts "\n\n"
        direcao = pede_movimento
        heroi = encontra_jogador mapa
        nova_posicao = calcula_nova_direcao heroi, direcao

        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
            next
        end

        mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
        mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"    

        mapa = move_fantasmas mapa
    end
end 

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end
1 resposta
solução!

Oi Clovis, em algum movimento o seu código está passando nulo quando deveria ter um array. Minha sugestão é que vc adiciona uns puts para ir debugando o código. É o jeito mais rápido de vc descobrir.