Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Canvas MVP

Olá!

Estou postando o Canvas MVP, fiquei com uma pequena dúvida quanto as regras para definir cada mvp, as regras obrigatoriamente precisam limitar o número de features ou pode ser avaliado apenas baseado no seu esforço e valor?

Segue o link: https://www.figma.com/file/NJkvK4mTtm1X2b3fqTfE9I/Projeto-Alura?node-id=0%3A1

Eu acabei criando um único projeto para facilitar a visualização, mas o exercício em si se encontra sob o título de MVP Canvas

4 respostas

Olá Luis, tudo bem?

Não existem exatamente regras no Canvas MVP, apenas recomendações e coisas a se considerar. O objetivo do Canvas MVP é lançar um produto o mais rápido possível no mercado com as funcionalidades mínimas, gerando valor para a empresa e sem esgotar a equipe. Por isso, é importante levar em consideração os seguintes toques:

  • Tenha em mente quais são as funcionalidade mínimas do seu projeto, pois elas terão prioridade.
  • Quando for separar as funcionalidades e tiver alguma que se complementa, se atente para colocá-las juntas. Por exemplo: não adianta lançar a funcionalidade de login e não adicionar a de cadastro.
  • Lembre-se de equilibrar o Valor e o Esforço nos MVPs, pois um dos propósitos do Canvas é justamente deixar tudo equilibrado. Por exemplo: se todas as funcionalidades juntas no primeiro MVP somarem "6" de Valor e "6" de Esforço e no segundo MVP somarem "2" de Valor e "2" de Esforço, temos um problema de equilíbrio entre as versões.

Agora, vou deixar algumas observações quanto ao seu Canvas MVP:

MVP 1 = 7 de Valor e 4 de Esforço

MVP 2 = 7 de Valor e 5 de Esforço

MVP 3 = 4 de Valor e 5 de Esforço

MVP 4 = 4 de Valor e 5 de Esforço

MVP 5 = 2 de Valor e 3 de Esforço

  • Os MVPs estão bem equilibrados em questão de Esforço, mas está faltando um pouco de equilíbrio em questão de Valor. A quantidade de Valor está mudando muito entre os MVPs e isso faz com que o Canvas perca um pouco de equilíbrio.
  • Cuidado: o Valor e o Esforço precisam ser correspondentes, ou seja, a sua quantidade precisa ser a mais próxima possivel. Então se o Valor é 7, é esperado que se tenha um esforço de no mínimo 6 e no máximo 7. Não é recomendado que o Esforço seja maior que o Valor e nem que seja muito menor, e vice-versa.
  • Dica: também é interessante indicar em qual sprint* o MVP estará pronto, ou seja, em qual dessas fases (MVP 1, MVP 2, MVP 3...) o app já terá as funcionalidades mínimas para ser lançado no mercado. (* período de tempo em que uma nova funcionalidade será feita e inserida no app)

Mas é isso Luis! Você mandou muito bem!

Até mais!!

Entendido, eu fiz algumas mudanças como foi recomendado, mas por causa do nível que eu tinha dado a cada função o último mvp acabou sendo menor, não sei se está melhor organizado agora.

solução!

Olá Luis!

Dei uma olhadinha no seu Canvas MVP e já consegui percer bastante melhoria em questão de equilíbrio! Muitas vezes não vamos conseguir deixar os valores exatamente iguais, mas é de extrema importância que estejam o mais próximo possível.

Apenas o último MVP ficou um pouco desigual em relação aos outros, mas compreendo que você separou da melhor forma que deu =)

Sprint 01

MVP 1 = 6 de Valor e 5 de Esforço

MVP 2 = 7 de Valor e 6 de Esforço

Sprint 2

MVP 3 = 7 de Valor e 7 de Esforço

MVP 4 = 4 de Valor e 5 de Esforço

É isso aí Luis! Meus parabéns! Estamos muito felizes em acompanhar o seu desenvolvimento!

Acabei fazendo mais uma alteração, que foi devido as mudanças na parte da atividade anterior, que eu ainda não havia corrigido com base nas suas recomendações, então acho que agora ficou um pouco mais equilibrado.

Sprint 01

MVP 1 = 6 de Valor e 5 de Esforço

MVP 2 = 7 de Valor e 6 de Esforço

Sprint 02

MVP 3 = 8 de Valor e 7 de Esforço

MVP 4 = 5 de Valor e 6 de Esforço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software