1
resposta

Canais Representacionais

No dia de hoje acredito que esteja usando mais o auditivo, pois na aula eu estou anotando e apenas ouvindo, as vezes assisto o vídeo para ver as imagens e logo em seguida o outro canal que uso é o visual. Sempre presto muita atenção no sons, e tem casos, por exemplo: Estou estudando, ai passa carro, ai o barulho dos passos me incomodam e vai tirando minha concentração, aí pego meu fone e coloco no máximo de volume, mas também preciso anotar as coisas. gosto de escrever o que escuto que as vezes me ajuda a memorizar mais do que só escutar. Seria isso?

Só uma dúvida, meu canal protagonista pode mudar tipo, hoje é auditivo, amanhã outro... Ou mesmo tendo essa alteração, que acredito que aconteça pela ocasião, a minha será sempre o auditivo?

1 resposta

Olá, Silmara! Tudo bem?

Na PNL, os canais representacionais se referem aos diferentes modos como as pessoas processam e representam as informações do mundo ao seu redor. Existem três principais canais: visual, auditivo e cinestésico. Cada pessoa tem um canal protagonista, que é o canal pelo qual ela tende a processar e assimilar melhor as informações.

No seu caso, você mencionou que hoje está usando mais o canal auditivo, pois está ouvindo a aula, assistindo vídeos e prestando atenção nos sons ao seu redor. É importante ressaltar que o canal protagonista pode variar de acordo com a situação e o contexto. Por exemplo, em um dia você pode estar mais focada no canal auditivo, enquanto em outro dia pode estar mais voltada para o canal visual.

A PNL nos ensina a ser flexíveis e adaptáveis, tanto em relação aos nossos próprios canais representacionais quanto em relação aos canais das outras pessoas. Portanto, é natural que o seu canal protagonista possa mudar de um dia para o outro, dependendo das circunstâncias e das suas necessidades.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software