Estou pensando em qual a melhor forma de tratar a seguinte situação: Quero solicitar uma informação a ser preenchida por um radio button, e quero que essa informação seja usada depois por outra parte do sistema que vai tratar os dados do formulário.
Se o campo foi preenchido quero que seja tomada uma ação X, e se não foi preenchido não quero ação tomar ação nenhuma
Não sabia como checar o conteúdo vazio do campo dentro do formulário recebido, nem para forçar o preenchimento antes de submeter nem mesmo depois de receber o fomulário submetido... Qual a forma de fazer isso ?
Como contorno tive a ideia de criar um radio button extra além das opções válidas, como "hidden" e "checked" , e usá-lo como resposta default para identificar o não preenchimento e saber quando não tomar ação nenhuma na recepção do formulário. Em alguns casos esse radio extra continuou visível gerando confusão a quem v~e o formulário. Não consegui identificar o porquê... Existe uma lista de causas mais prováveis?
Essa minha ideia está dentro das melhores práticas? Haveria uma solução mais elegante pra esse problema? Qual?