Busco por recomendações da comunidade Alura sobre graduação online privada (públicas não são para o meu bico por um for-loop de razões) em Ciência da Computação. Nesse sentido, permitam-me contextualizar o pedido. O texto é longo, por isso:
if get_string resposta = leu printf("Agradeço de antemão.");
else get_string resposta = tá loco véi fui printf("Sem problemas.");
Deixe-me antes colocar alguns headers no code para evitar respostas redundantes:
#include <Ciente que a interação em ambiente online nunca se compara com a presencial.h>
#include <Presencial não é alternativa para mim por limitação geográfica. i.e. Vivo em roça marítima.h>
Tenho 43 anos, formado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhei a vida toda no setor de Artes (eventos, feiras, espetáculos e publicidade), além de fotógrafo e editor de vídeos freelancer.
Meu sonho de imersão na área de TI vem de garoto e hoje posso finalmente realizá-lo. Paradoxalmente, posso na minha idade me dar ao luxo de não ter pressa e gostaria de experimentar uma formação mais ampla, onde vivencie cada área com o ritmo mais cadenciado de uma faculdade. O que não me impede que complemente, aprofunde e acelere a formação com plataformas como a Alura.
A idade e o convívio com os profissionais de TI ao longo dos anos me mostraram que existe um glamour excessivo e muitas vezes equivocado a respeito da área. Um abismo entre expectativa e realidade. Ouvi o Episódio 31 do Podcast Hipsters e confirmei muito de minhas intuições a esse respeito. Nesse sentido, não me atrevo a dizer em qual área gostaria de atuar sem antes ter um panorama mínimo do setor. Não digo nem em relação a mercado de trabalho necessariamente, mas sim de vocação e características de cada nicho.
Infelizmente, tive uma experiência muito ruim com duas graduações online que tentei ao longo do último ano. Só tomei FullStack no meu BackEnd. Permito-me não citar nomes para evitar constrangimentos. Perseverei por dois semestres nas duas, mas a baixa qualidade em termos de interação com professores e tutores me fizeram abandonar as duas instituições.
Quando digo baixa qualidade me refiro a seguinte dinâmica: professor contratado apenas para gravar as aulas uma vez e nunca tem contato, de nenhuma espécie, com os alunos. Os “professores” são na verdade tutores, o que até aí não teria problema... Se a disponibilidade, tempo de resposta e qualidade técnica deles não fossem sinônimos de uma nota de R$3,00. Além de “unidades curriculares” com prova de múltipla escolha como principal ferramenta de avaliação, sem a dinâmica de construção de projetos práticos (em bom português: code, bitch).
Sendo assim fica a pergunta, finalmente:
- Alguém teve alguma boa experiência ou se sente confortável para recomendar uma graduação online em Ciência da Computação? Prefiro até instituições menores, com mais possibilidade de interação com professores, colegas e tutores. Se for de São Paulo então, melhor ainda. Isso porque sou um carioca que nasceu com bug na matriz do code: adoro Sampa e, quando o assunto é coisa séria, o melhor DDD é o 011. 021, como diria Gonçalves Dias: "é bom, muito bom, mas em poesia"...
Grande abraço, espero fazer boas amizades por aqui.
Ivan