Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Caminhos para meus objetivos

Eai pessoal, Tudo bem ? Antes de tudo, caso esse não seja o lugar certo, me desculpem por fazer esse tipo de pergunta já que ela não é em relação à algum curso especifico, mas como é algo em relação a minha aprendizagem achei valido publicar aqui.

Estou começando meus estudos na área de programação na Alura paralelamente com as aulas de programação da minha escola, onde vemos basicamente lógica com a linguagem C.

Aqui na Alura tenho focado bastante no desenvolvimento web (front-end), e sim me interesso muito nessa área, a qual pretendo seguir. Porém as minhas duvidas são em relação ao desenvolvimento de software, eu tenho somente esse background básico da escola em C mas eu não sei o próximo passo depois de escrever um código no DevC, por exemplo, e executar através do prompt, não sei como implemento uma interface nisso para enfim se tornar um programa para o usuário final (se eu estiver colocando o carro na frente dois bois, me avisem por favor).

A minha meta inicial (acredito que metas são algo positivo, que nos impulsionam) é desenvolver um programa de registro de estoque para a empresa da minha família.

Queria que tanto aluno quanto professores pudessem me ajudar nessa, por onde começar, devo utilizar algo do meu conhecimento de C? Devo partir para outra linguagem?

3 respostas

Olá, Daniel.

Acho que a Carreira Iniciante em Lógica de Programação vai ser interessante pra você. https://www.alura.com.br/carreira-iniciante-em-logica-de-programacao

Inicialmente, são 2 cursos de lógica de programação, que você já deve dominar em C. Só que, nesses cursos, a gente usa a linguagem JavaScript. O ambiente de desenvolvimento é o próprio navegador. É um passo inicial, que já te aproxima do front-end.

Depois, há 2 cursos de HTML e CSS ,em que focamos em usar o navegador para fazer páginas com um conteúdo bem formatado (HTML) e um visual bonito (CSS).

Por último, há um curso de JavaScript, que aprofunda nessa linguagem cada vez mais importante.

Opa Alexandre, tranquilo ? Estou finalizando o Lógica II e também o HTML5 CSS3 II, acha que para o desenvolvimento de software, mais especificamente, como eu falei no post, para desenvolver um programa que cadastre produtos/preços/juros/quantidades/(etc), é interessante ver algo da linguagem GO (que está na carreira de lógica), quero dizer, tenho duvidas do que eu consigo fazer com as linguagens, por exemplo, posso em GO tudo aquilo que se pode fazer em C e visse versa, não sei se determinada linguagem é especifica para cada finalidade, ou se eu posso fazer tudo com todas. Desde já agradeço :D

solução!

Oi Daniel!

Na faculdade eu vi algo parecido. Começaram com C, que é chamada de Linguagem Procedural, e depois passaram para Java, que é Orientada a Objetos.

Eu aconselho o seguinte: faça primeiro os cursos de lógica de programação para dominar os conceitos básicos e principalmente as boas práticas de programação. Independente da linguagem, a nosso ver, as boas práticas ditam realmente a qualidade dos seus sistemas.

Posteriormente, voce terá mais bagagem para escolher o tipo e qual linguagem se aplica melhor para sua necessidade (o cadastro de produtos) e desenvolve-la.

Será que um sistema em um servidor local é suficiente? Ou será que um sistema web, online, é mais adequado? Onde e como seriam persistidos os dados dos produtos? Será que é interessante uma integração com celular? De repente uma app mobile, ou só acessar esse cadastro em uma pagina web pelo celular já seria suficiente?

São vários detalhes bem interessantes a se pensar antes de iniciar um projeto, mas que você vai precisar de uma carga de informação antes de inicia-lo.

Mas parabéns, é uma ideia e tanto, um incentivo muito bom para os estudos!!!

Espero ter ajudado de algum forma ;) Bons estudos!