Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Caminho de rato...

Eu já vi alguns "caminhos de rato" realmente feios (que não foi o caso no exemplo desse curso), então entendo o ponto a que o instrutor quis chegar.

Entretanto, olhando o parágrafo de "Efeito pérola" vi um "7" invertido formado no lado direito do parágrafo que traz um efeito visual que me incomoda mais do que o caminho de rato (mudei o parágrafo para justify e ficou, para este caso, bem mais agradável de olhar).

Então, aparentemente, temos pontos negativos para todos os alinhamentos. Existe alguma outra alternativa ou, até para alinhamento à esquerda, devemos recorrer ao ­?

3 respostas

Bom dia Cristiano, tudo bem ^^

Sua pergunta é bem pertinente e é um problema enorme no universo dos designers, tanto impresso quanto digital.

Porém no universo digital nós temos um problema um pouco mais delicado, por que todo este layout é liquido, ele muda de acordo com a resolução que o usuário está utilizando no momento, então mesmo que façamos ajustes visuais para não criar o efeito do "7" invertido, em outra resolução isto pode vir a acontecer.

Então qual seria a melhor solução? Bem, acredito que tudo depende do que você está apresentando no projeto, os caminhos de ratos surgem com mais intensidade de acordo com a resolução em um texto justificado, e o "7" invertido também, mas apesar de visualmente um gerar um incomodo e outro gerar outro tipo de incomodo, qual vai trazer a melhor fluidez de leitura para o usuário?

Sempre que surgir essas dúvidas a solução está na usabilidade e experiência, quanto melhor for a experiência do usuário melhor será a solução. Um texto justificado em um material longo torna a leitura ruim e fácil de se perder, então eu prefiro usar um alinhado a esquerda.

Já em um texto curto em um bloco menor o justificado se encaixa dependendo do seu conteúdo.

Já outras alternativas para que o texto não gere estas quebras seria trabalhar com blocos fixos em tamanho e com textos pensados para aqueles blocos, mas isto tira a usabilidade do site para resoluções diferentes pois certas resoluções vão criar barras de rolagem enormes, ou sumir com os textos.

Então acredito que tudo se resume a pergunta? O seu público alvo terá uma melhor experiência com qual formato?

Estudos apontam que o alinhado a esquerda para textos padrões é a melhor solução, e para evitar o "7" invertido trabalhe com textos menores e mais enxutos na web.

Basta ver como referência blogs, sites de notícias, todos utilizam a mesma estrutura. Um bloco menor ao centro textos bem divididos em parágrafos relativamente curtos alinhados à esquerda.

Bem é uma discussão bem antiga acredito eu, me desculpe pelo livro que escrevi aqui xD. Mas espero ter ajudado um pouco.

Um abraço e bons estudos

Luiz, obrigado pela resposta!

Realmente parece que não tem para onde correr né? O jeito acho que é usar o ­ mesmo no alinhamento à esquerda quando houver palavras grandes.

Só que isso só funciona se estou fazendo meu próprio texto, não é? Em uma página dinâmica com mais de um colaborador isso já não funciona. A menos que exista algum plugin ou outra opção de separação de sílabas (especificamente para o português).

Ou deixa esquisito mesmo :)

solução!

É bem isso mesmo, isso por que hoje temos uma quantidade muito grande de dimensões nos aparelhos digitais. Então não é possível definir de maneira concreta qual vai ser o tamanho do bloco para o texto, isso é o que mais pega.

Mas em um equipe normalmente os redatores de conteúdo digital presta atenção neste tipo de coisa, o &shy realmente é uma ótima solução, mas você viu o nível de delicadeza do seu uso também.

Eu vejo pouco o uso dele inclusive.

Mas cara, só de ter isso em mente já facilita muito na hora de criar layouts neste caso. 8D