1
resposta

Caminho Certo ??

Bom dia, tudo bem!

Gostaria de saber se estou no caminho certo em meu desenho de banco de dados relacional? Estou aplicando os conhecimentos adquiridos no curso e desenho um banco para uma sala, bem na verdade começou como uma sala, e se transformou em uma loja Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Bom dia Kelia,

O caminho está certo, mas gostaria de apontar algumas alterações para que seu desenho fique mais visível, limpo e profissional.

1. Procure evitar de todas as formas cruzar linhas, só cruze se for inevitável. Exemplo: Seu "loja - tem";
  2. Coloque todas as propriedades sempre do mesmo lado. É isso aê! As suas estão todas à direita, ótimo!
  3. Tente NÃO passar as linhas por cima dos nomes das propriedades. Exemplo: "endereço - tem";
  4. Não faça "cotovelos", procure sempre deixar as linhas mais retas o possível, só faça cotovelo quando for inevitável. Exemplo: "tem - Email";
  5. Distribua bem as entidades para que fiquem um "quadrado" dentro da mesma folha, procure evitar "buracos em branco" na folha e a entidade acabou ocupando mais espaço para algum lado. Exemplos: "comprar - produto" e "fazer - venda" podem ficar 100% na vertical e puxar seu diagrama mais para a esquerda. Veja que tem espaço na parte de baixo e o diagrama não ficará tanto para a direita, as entidades ficarão mais bem distribuidas na folha.

Mas são só dicas de estética, entenda que esse diagrama será lido por outros profissionais e precisamos deixar o trabalho para eles visualmente mais fácil de enxergar o possível, sacou?

Aplique todas as regras acima e veja como seu diagrama ficou mais bonito e mais fácil de ler.

[]'s,

Fabio I.