Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

camadas marionete

Olá professor, estou com uma duvida!

Eu tenho que criar todas as passadas da marionete? Não está em camadas?

Caso eu tenha que criar, eu consigo criar no illustratoe e importar para o Krita?

Obrigado

1 resposta
solução!

Oi Guilherme, tudo bem? Eu disponibilizo o arquivo que usei para a aula, e vc pode usar ele como base para criar a passada de qualquer personagem que quiser. Pode inclusive criar uma camada em cima da original, diminuir um pouco a opacidade da que eu fiz e usar como rascunho! Outros softwares de animação como o Toonboom Harmony disponibilizam ferramentas para criar uma marionete com esqueleto, e assim vc consegue movimentar mais facilmente, sem precisar criar quadro a quadro. Não é o caso do Krita, aqui tem que desenhar um por um, mesmo, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. É ruim porque dá mais trabalho, mas é bom porque assim a gente tem mais liberdade criativa, dá pra fazer coisas que com a marionete não tem como. Você pode sim criar a imagem que vai usar no illustrator, salvar como algum arquivo compatível (provavelmente .tiff) e abrir no Krita, mas vai ser um trabalho imenso, não sei se compensa. O ideal é mesmo criar desenhando direto no Krita, aproveitando as ferramentas de desenho dele que são bem poderosas! :D Provavelmente teremos em breve cursos sobre softwares como o Tonnbom Harmony, o Spine e o Dragonbones (gratuito), que permitem criar as marionetes que você deseja. Enquanto isso, deixo um vídeo de exemplo do Spine pra vc ver se era isso o que procurava: https://www.youtube.com/watch?v=alSrwNV8YkU Abraços e espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software