Olá professor, estou com uma duvida!
Eu tenho que criar todas as passadas da marionete? Não está em camadas?
Caso eu tenha que criar, eu consigo criar no illustratoe e importar para o Krita?
Obrigado
Olá professor, estou com uma duvida!
Eu tenho que criar todas as passadas da marionete? Não está em camadas?
Caso eu tenha que criar, eu consigo criar no illustratoe e importar para o Krita?
Obrigado
Oi Guilherme, tudo bem? Eu disponibilizo o arquivo que usei para a aula, e vc pode usar ele como base para criar a passada de qualquer personagem que quiser. Pode inclusive criar uma camada em cima da original, diminuir um pouco a opacidade da que eu fiz e usar como rascunho! Outros softwares de animação como o Toonboom Harmony disponibilizam ferramentas para criar uma marionete com esqueleto, e assim vc consegue movimentar mais facilmente, sem precisar criar quadro a quadro. Não é o caso do Krita, aqui tem que desenhar um por um, mesmo, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. É ruim porque dá mais trabalho, mas é bom porque assim a gente tem mais liberdade criativa, dá pra fazer coisas que com a marionete não tem como. Você pode sim criar a imagem que vai usar no illustrator, salvar como algum arquivo compatível (provavelmente .tiff) e abrir no Krita, mas vai ser um trabalho imenso, não sei se compensa. O ideal é mesmo criar desenhando direto no Krita, aproveitando as ferramentas de desenho dele que são bem poderosas! :D Provavelmente teremos em breve cursos sobre softwares como o Tonnbom Harmony, o Spine e o Dragonbones (gratuito), que permitem criar as marionetes que você deseja. Enquanto isso, deixo um vídeo de exemplo do Spine pra vc ver se era isso o que procurava: https://www.youtube.com/watch?v=alSrwNV8YkU Abraços e espero ter ajudado!