1
resposta

cálculos mucho locos

fiquei de cara quando vi os cálculos do instrutor pra acertar a proporção do triângulo branco em relação ao externo.. matemática não é meu ponto forte e preciso trabalhar nisso! evidentemente colei do professor o cálculo da proporção, depois de quebrar a cabeça com toda minha limitada capacidade aritmética pra tentar achar algo hahaha MAS já estou estudando umas respostas bem legais sobre como ele chegou nesses números - à primeira vista - tão malucos. A resposta do luccas aqui neste tópico tá bem bacana. E tem também uma referência do MDN Web Docs que o Cássio deixou neste tópico. Meu código final ficou assim

<canvas width='1000' height="1000"></canvas>

<script>

function desenhaTriangulo(xA, yA, xB, yB, xC, yC){

    var tela = document.querySelector('canvas');

    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.beginPath();

    pincel.moveTo(xA, yA);

    pincel.lineTo(xB, yB);

    pincel.lineTo(xC, yC);

    pincel.fill();

}

function desenhaEsquadro(xA, yA, xC, yC, cor){

    var tela = document.querySelector('canvas');

    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = cor;

    desenhaTriangulo(xA, yA, xA, yC, xC, yC);

    pincel.fillStyle = 'white';

    desenhaTriangulo((6*xA + xC)/7, (9*yA + 5*yC)/14, (6*xA + xC)/7, (yA + 6*yC)/7, (5*xA + 9*xC)/14, (yA + 6*yC)/7);
}

desenhaEsquadro(50, 50, 400, 400, 'brown');

</script>
1 resposta

Não vou mentir - apesar de adorar programação, geometria analítica nunca foi meu forte. Então em vez de apelar pra proporções peculiares, eu apelei pra tentativa e erro. Acabei lembrando de um quadro de senos e cossenos que eu estudei no colégio e isso já resolveu 50% do meu problema.

Também aproveitei a oportunidade pra criar mais um joguinho, dessa vez envolvendo um desses triângulos, pra ser temático do exercício.

Se tiver interesse em dar uma conferida, deixei o código aqui:

https://gist.github.com/arturpequeno/b0f40608f30eb6d38b73f60fa938a717