3
respostas

Cálculos com DataFrame

1) Professor é possível fazer cálculos com o dataframe (objeto pandas) ou tem que transformar em outra estrutura. Por ex se precisar fazer cálculos matriciais 2) o que é a função chr() utilizado no bloco de exercícios.

Obrigado.

3 respostas

Oi Matheus,

Com relação ao primeiro ponto eu aconselho utilizar o pacote NumPy para cálculos matriciais em Python. É um pacote próprio para este tipo de tarefa com objeto próprio (NumPy Array) e alta performance em cálculos numéricos (https://numpy.org/).

Falando do segundo tópico, a função chr() retorna o caractere que é representado pelo Unicode especificado. Unicode é uma especificação que visa listar todos os caracteres usados ​​por idiomas humanos e fornecer a cada caractere seu próprio código exclusivo. Por exemplo:

chr(65) 

'A'

chr(97)

'a'

chr(65) + chr(76) + chr(85) + chr(82) + chr(65)

'ALURA'

É possível também utilizar a função ord() para obter o código de determinado caractere. Por exemplo:

ord('A') 

65

Espero ter ajudado

Entendido a questão do chr(), mas eu ainda fiquei em dúvida sobre o domínio do df......é possível usar os df para cálculos matriciais ou é necessário transformá-los em objetos numpy ou é tudo a mesma coisa?

Matheus,

É possível sim realizar cálculos matriciais com um data frame. O pandas tem até algumas funções para essa tarefa como o .transpose() e o .dot(). Mas tarefas mais específicas, como inversão de matrizes, você provavelmente vai ter que recorrer ao NumPy.

Espero que ajude.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software