Esse cálculo de faturamento total inclui as vendas de 3 anos, correto? Como eu poderia calcular o faturamento total de apenas 1 ano?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Esse cálculo de faturamento total inclui as vendas de 3 anos, correto? Como eu poderia calcular o faturamento total de apenas 1 ano?
Olá Alessandra, tudo bem com você?
Temos algumas formas de fazer isso, tanto pelo próprio painel, quanto usando medidas.
(1) Usando o visual
No menu lateral direito da ferramenta, você verá uma seção chamada "Filtros".
Clique em "Adicionar filtro" e arraste a coluna "Data de Compra"
Aparecerão várias opções de filtro. Selecione "Filtragem avançada".
Na primeira data coloque é igual ou está depois de e coloque o primeiro dia do ano, exemplo: 01/01/2021 e no horário marque 12:00 am, que corresponde à meia noite.
Na segunda data, coloque é igual ou está antes de e coloque o último dia do ano 31/12/021 e no horário marque 12:00 am, que corresponde à meia noite.
Veja uma imagem das configurações ditas acima:

Clique em "Aplicar filtro" e você verá o faturamento apenas para o ano de 2021.
(2) Usando medidas
Outra forma de fazer esse cálculo é usando medidas, crie uma nova medida e use a seguinte fórmula DAX:
Faturamento_2021 = CALCULATE(SUM(Vendas[Faturamento]), YEAR(Vendas[Data de compra]) = 2021)
Agora, o cálculo do faturamento total no cartão refletirá apenas as vendas de algum ano específico. No exemplo, eu usei o ano de 2021.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
Rafael,
Muito obrigada pela ajuda!!