Olá, boa tarde! Como posso fazer cálculo de horas úteis (sem considerar finais de semana e nem feriados)?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, boa tarde! Como posso fazer cálculo de horas úteis (sem considerar finais de semana e nem feriados)?
Oi, Jéssica!! Tudo bom?
Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.
Para calcular as horas úteis, você pode usar a função NETWORKDAYS. Essa função retorna o número de dias úteis entre uma data inicial e uma data final, considerando os dias da semana especificados como dias úteis.
A sintaxe básica da função NETWORKDAYS é a seguinte:
NETWORKDAYS(data_inicial, data_final, final_de_semana, feriados)
{DATE(ANO, MES, DIA)}.Até aqui, somente conseguiremos visualizar os dias úteis. Portanto, para calcular as horas, basta multiplicar a fórmula acima pela quantidade de horas diárias que a pessoa trabalha! Com isso, chegaremos na fórmula abaixo, em que foram considerados 8 horas de trabalho:
NETWORKDAYS(data_inicial, data_final, final_de_semana, feriados) * 8
Para uma melhor compreensão, observe o exemplo abaixo:
HorasUteis = NETWORKDAYS(Tabela[Data Inicial], Tabela[Data Final], 1, {DATE (2023, 12, 25)}) * 8
Nele, usamos as informações de uma tabela hipotética para obter as datas inicial e final. Depois disso, definimos que os dias não contabilizados serão sábado e domingo (através do número 1), e indicamos um exemplo de feriado (25 de dezembro de 2023). Ao fim, apenas multiplicamos o resultado por 8, chegando nas horas úteis de trabalho!
Jéssica, para se aprofundar mais na função NETWORKDAYS, deixo como dica de leitura a documentação do Power BI sobre este tema:
Espero ter ajudado! Conte comigo em caso de dúvidas.
Abraços.