Olá, boa tarde! Como posso fazer cálculo de horas úteis (sem considerar finais de semana e nem feriados)?
Olá, boa tarde! Como posso fazer cálculo de horas úteis (sem considerar finais de semana e nem feriados)?
Oi, Jéssica!! Tudo bom?
Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.
Para calcular as horas úteis, você pode usar a função NETWORKDAYS
. Essa função retorna o número de dias úteis entre uma data inicial e uma data final, considerando os dias da semana especificados como dias úteis.
A sintaxe básica da função NETWORKDAYS
é a seguinte:
NETWORKDAYS(data_inicial, data_final, final_de_semana, feriados)
{DATE(ANO, MES, DIA)}
.Até aqui, somente conseguiremos visualizar os dias úteis. Portanto, para calcular as horas, basta multiplicar a fórmula acima pela quantidade de horas diárias que a pessoa trabalha! Com isso, chegaremos na fórmula abaixo, em que foram considerados 8 horas de trabalho:
NETWORKDAYS(data_inicial, data_final, final_de_semana, feriados) * 8
Para uma melhor compreensão, observe o exemplo abaixo:
HorasUteis = NETWORKDAYS(Tabela[Data Inicial], Tabela[Data Final], 1, {DATE (2023, 12, 25)}) * 8
Nele, usamos as informações de uma tabela hipotética para obter as datas inicial e final. Depois disso, definimos que os dias não contabilizados serão sábado e domingo (através do número 1), e indicamos um exemplo de feriado (25 de dezembro de 2023). Ao fim, apenas multiplicamos o resultado por 8, chegando nas horas úteis de trabalho!
Jéssica, para se aprofundar mais na função NETWORKDAYS
, deixo como dica de leitura a documentação do Power BI sobre este tema:
Espero ter ajudado! Conte comigo em caso de dúvidas.
Abraços.