1
resposta

Cálculo de Horas Úteis

Olá, boa tarde! Como posso fazer cálculo de horas úteis (sem considerar finais de semana e nem feriados)?

1 resposta

Oi, Jéssica!! Tudo bom?

Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Para calcular as horas úteis, você pode usar a função NETWORKDAYS. Essa função retorna o número de dias úteis entre uma data inicial e uma data final, considerando os dias da semana especificados como dias úteis.

A sintaxe básica da função NETWORKDAYS é a seguinte:

NETWORKDAYS(data_inicial, data_final, final_de_semana, feriados)
  • No primeiro espaço, adicionaremos a data inicial que queremos verificar;
  • No segundo espaço, será adicionada a data final do período de trabalho da pessoa funcionária;
  • No terceiro espaço, iremos delimitar quais dias da semana não serão contabilizados. Os valores desse campo vão de 1 a 17, sendo o número 1 a representação dos dias sábado e domingo.
  • No último espaço, colocaremos todos os feriados presentes no período que estamos analisando. Essas informações devem ser retiradas de uma tabela ou adicionadas seguindo essa estrutura: {DATE(ANO, MES, DIA)}.

Até aqui, somente conseguiremos visualizar os dias úteis. Portanto, para calcular as horas, basta multiplicar a fórmula acima pela quantidade de horas diárias que a pessoa trabalha! Com isso, chegaremos na fórmula abaixo, em que foram considerados 8 horas de trabalho:

NETWORKDAYS(data_inicial, data_final, final_de_semana, feriados)  * 8

Para uma melhor compreensão, observe o exemplo abaixo:

HorasUteis = NETWORKDAYS(Tabela[Data Inicial], Tabela[Data Final], 1, {DATE (2023, 12, 25)}) * 8

Nele, usamos as informações de uma tabela hipotética para obter as datas inicial e final. Depois disso, definimos que os dias não contabilizados serão sábado e domingo (através do número 1), e indicamos um exemplo de feriado (25 de dezembro de 2023). Ao fim, apenas multiplicamos o resultado por 8, chegando nas horas úteis de trabalho!

Jéssica, para se aprofundar mais na função NETWORKDAYS, deixo como dica de leitura a documentação do Power BI sobre este tema:

Espero ter ajudado! Conte comigo em caso de dúvidas.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software