4
respostas

Cálculo de hora extra

Sobre a atividade dos cálculos de horas. Eu tenho uma tabela com a hora inicial (Coluna A) e a hora final (Coluna B) do funcionário. Tenho uma terceira tabela (Coluna C) com o saldo de horas deste funcionário. Minha dúvida é, como faço para criar uma função na qual, sendo minha carga horária de 8 horas diária, quando eu passar de 8 horas por dia, aparecer quantas horas "extras" eu trabalhei. Qual é o melhor jeito para eu fazer isso?

4 respostas

Aqui tem um exemplo bem completo:

https://www.aprenderexcel.com.br/2014/planilhas/planilha-para-o-calculo-de-horas-trabalhadas-e-salario-devido

Oi Paviani!

Pelo o que eu entendi você quer uma coluna mostrando específicamente apenas as horas extras. Veja abaixo como podemos resolver. Existe algumas ressalvas importantes a considerar.

=(B1-A1)-(8/24)

Dessa forma você encontra a diferença entre a entrada e a saída do funcionário retirando as oito horas da carga horária normal. Mas veja, temos três pontos importantes,

Primeiro, estou dividindo por 24 considerando que sua tabela está formatada como hora.

Segundo, colocando esse número 'mockado' (fixo) na função fica ruim de trabalhar caso vc tenha expedientes com diferentes horários, 8h, 6h, 12h etc. Portanto, acredito que seja melhor você criar uma quarta coluna com o expediente do funcionário. Considerando a coluna C para horário normal de expediente.

=(B1-A1)-(C1)

Terceiro ponto, atenção para os casos onde não houver hora extra e o funcionário trabalhar menos que o expediente normal o resultado será negativo, e o Excel não trabalha com números em formato de hora no negativo, se acontecer isso vc vai ver o seguinte erro.

###############

Para corrigir isso vc pode formatar em decimal ou usar uma nova coluna para mostrar os horários negativo. Mas na coluna principal (horas extras) basta incluir uma função SE.

=SE((B1-A1)-(C1)<0;0;(B1-A1)-(C1))

Espero ter sido útil.

***Um ponto extra não se esqueça de considerar o horário de almoço no cálculo.

Abraço.

Muito obrigado pelos esclarecimentos! era o que eu esperava mesmo!

Boa! Não deixe de marcar a resposta como correta.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software