Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Calculo de dias uteis incluindo peso no final de semana

A explicação do calculo foi clara, mas não seria mais justo entender o comportamento dos sábados, domingos e feriados e aplicar um peso para esses dias, ao invés de descarta-los no denominador? Por exemplo, conforme explicado, o dia da semana esta valendo 1. Considerando isso, não poderíamos aplicar (conforme o comportamento) um peso 0.8 num sábado e 0.4 num domingo e 0.2 num feriado? Isso faria obtermos um resultado mais justo ou não faz diferença? Ou até mesmo depende da aplicação? Qual o ponto de vista sobre isso?

1 resposta
solução!

Olá Marcelo, td bem com você??

Sim poderíamos! Mas o ponto explicado é o quão relevante para o resultado ter esses números? No nosso exemplo, eram valores que não seriam pertinentes, mas ainda assim, seria possível tentar metrificar como você sugeriu, tentando chegar em um valor estimado ao seu peso de relevância.

O que precisamos sempre nos atentar é se essas informações pouco relevantes, não impactam de forma negativa o resultado e aparecem como outliers.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software