Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Cálculo

Olá, eu tenho uma dúvida com relação aos cálculos utilizado pela Vivi em algumas sessões , por exemplo ;

Por que ela quando ia fazer um acréscimo de porcentagem de 10% ela utilizava essa formula:

25 + 25x10%?? Algo como (c1+c1x10%) Por que ela repetiu duas vezes a mesma célula/número?

Não seria mais fácil colocar 25+10%, ou (c1+10%),poderiam por gentileza me explicar em um passo a passo? Estou ficando doido com essa dúvida Hahahaha,

Obrigado pela atenção!

5 respostas

Oi roberto, pra calcular os 10% de algum valor tu precisa do valor que tu quer por exemplo:

Quanto é 10% de 100? 100 * 10% = 10

se eu quero um acrescimo de 10% então eu preciso ter meu valor anterior(100) mais os 10% que eu calculei que vai ser: 100 + (100 * 10%) 10 = 110

matematicamente um acréscimo de porcentagem de 10% é sempre assim: (valor + (valor * 10%)

é o contrario de quando tu faz um desconto, pro desconto é: (valor - (valor * 10%)

Oi Vânia, mas então eu não posso fazer da forma simples 25+10%? Ou (c1+10%)? Por que essa forma não iria funcionar ou eu posso utilizar?

10% é uma representação do número 0,10, ou 10/100. O excel identifica os números e operações, e se vc coloca 10% ele entende como 0,1 (a menos que vc indique que é 10% de alguma coisa, ou 0,1 x alguma coisa). Por isso vc tem que multiplicar pelo valor do qual vc quer calcular os 10%. Quando vc escreve C1+10% o excel não vai entender 10% de quê, somente 10%, vai te retornar 25+0,1. Logo, vc tem que indicar C1 + C1 x 10% (C1 mais dez por cento de C1).

Uma forma de simplificar este cálculo seria a seguinte, supondo que você tenha na célula "C1" o valor "500", para calcular um valor 20% maior você poderia fazer

=C1*1,20

O retorno seria 600.

Para calcular um valor com desconto, por exemplo 20% de desconto sobre o conteúdo da célula C1, você pode fazer desta forma

=C1*0,80

O retorno seria 400

solução!

Roberto, a galera respondeu sua outra dúvida, vou fechar o tópico. Mais dúvidas é só perguntar! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software