2
respostas

Cálculo

Como chegou ao valor de 72 em -> height: calc(100vh - 72px); na class banner__imagem, no arquivo banner__imagem.css.

2 respostas

Oi Josimar!

Não dá pra saber quanto seria o resultado de height: calc(100vh - 72px) assim de cara, pois a medida de 100vh significa 100% da view-height. Esse cálculo mudaria de acordo com alguns pontos como resolução da view do usuário, qual navegador utiliza, se utiliza barra de favoritos ou não.

Em height: calc(100vh - 72px), diz que o height do elemento deve ter 100% da altura da área útil do browser e subtrair 72px.

Testando essa propriedade na minha resolução que é de 1366x768, obtenho dois resultados diferentes:

• Com FF e barra de favoritos: o height é 564px ou 35.250em
  • Com Edge e sem barra de favoritos: o height é 595px ou 37.188em

Então para eu entender melhor, como você pegou esse valor de 72em?

Oi Josimar, tudo bem?

Estou na mesma aula que você. Os 72px é porque é o height do cabeçalho que foi definido na aula anterior. Se colocassemos o height da imagem como 100vh, ele ia entender que a imagem precisa ter altura igual da sua tela, sem considerar o cabeçalho.

Se seu cabeçalho fosse definido com um height de 500px e a imagem do banner com 100vh, a imagem teria a altura da sua tela ainda, só que você ia ter que scrollar todo o cabeçalho pra chegar nela, por isso subtraímos a altura dele.