Caros professor e colegas, tenho um problema com meu artigo da pós seguinte: aqui em Teresina existe um serviço de rastreamento dos ônibus. Eu mesmo tenho um app q exibe a localização dos ônibus (chamado StarBus). Tenho dados de rastreamento desde Outubro de 2019 e são vários pontos.
Olhando isoladamente para uma linha os pontos capturados pelos GPS dos ônibus que rodam nela, em sua maioria segue a rota definida pela Strans (que é quem regula o transporte público aqui). Porém há uma parcela (grande) de pontos que estão bem distantes da rota que devia seguir. Em alguns casos o motorista faz um desvio de rota mas na maioria desses 'outliers' é q o ônibus está indo para/vindo da garagem.
Eu quero retirar esses outliers para melhorar as previsões aí que vai a pergunta: No curso aprendemos como calcular a distância de um ponto a outro e de um ponto a um polígono e se um ponto está dentro de um polígono, de forma semelhante é possível calcular a distância de um ponto a uma linha para que eu possa descartar os mais distantes?
Grato.