1
resposta

Calculando o IMC

E eu que fiquei quebrando a cabeça pra entender o porque meu cálculo de IMC só dava 0.00
Até que percebi que estava inserindo os dados da altura errado. Colocava em cm 160cm ao invés de 1.60m.
Isso não atrapalhou tanto na hora de definir se o peso estava acima ou abaixo do IMC, mas não gerava nenhum dado com peso normal.

Depois que corrigi ficou assim

peso = float(input(" Digite seu peso aqui (kg):  "))
altura = float(input(" Digite sua altura aqui (m):  "))

imc = peso / (altura**2)
print(f"Seu IMC é: {imc:.2f}")

if  imc < 18.5: 
  print ("Você está abaixo do peso")

elif imc < 25:
  print ("Você está com peso normal")

else:
  print ("Você está acima do peso") 

Pra ficar mais fácil visualizar tirei um print do erro e da solução
print do retorno

1 resposta

Olá, Marilia! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Vi que você explorou o input para capturar dados com Python, utilizou muito bem o if para controlar condições e ainda compreendeu a importância da divisão matemática para calcular o IMC corretamente.

Continue postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Uma dica interessante para o futuro é incluir mais faixas de classificação do IMC, como sobrepeso e obesidade. Assim:

peso = float(input("Digite seu peso aqui (kg): "))
altura = float(input("Digite sua altura aqui (m): "))

imc = peso / (altura**2)
print(f"Seu IMC é: {imc:.2f}")

if imc < 18.5:
    print("Você está abaixo do peso")
elif imc < 25:
    print("Você está com peso normal")
elif imc < 30:
    print("Você está com sobrepeso")
else:
    print("Você está com obesidade")

Isso faz com que o programa ofereça uma análise mais detalhada da condição física.

Alguns materiais podem estar em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Ah, uma pergunta: Você prefere que programas de saúde mostrem apenas resultados básicos como peso normal ou abaixo, ou análises mais completas com várias classificações de IMC?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!