Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Calculando o IMC

Bom como estou aprendendo na marra, ainda estou apanhando, não vou refazer esse que vou postar agora, mas vou ver pq meu raciocínio foi tão negligente com o else!

peso = float(input("Digite seu peso: "))
altura = float(input("Digite sua altura: "))

imc = peso / (altura**2)

if imc <= 18.5:
    print(f"Com o peso de: {peso} e a altura de: {altura}, nos mostra que seu IMC é de: {imc:.2f} o que faz de você um magrelo raquítico! ")
elif 18.5 <= imc < 25:
    print(f"Com o peso de: {peso} e a altura de: {altura}, nos mostra que seu IMC é de: {imc:.2f} tornando seu peso ideal para sua altura! ")
elif imc >= 25:
    print(f"Com o peso de: {peso} e a altura de: {altura}, nos mostra que seu IMC é de: {imc:.2f} tornando você GORDO(A), eu disse muito gordo mesmo! ")

ENQUANTO ESSA ABAIXO FOI A DO INSTRUTOR... faltou inteligência pra mim viu, certeza que foi!

peso = float(input("Digite seu peso (kg): "))
altura = float(input("Digite sua altura (m): "))

imc = peso / (altura ** 2)
print(f"Seu IMC é: {imc:.2f}")

if imc < 18.5:
    print("Você está abaixo do peso.")
elif imc < 25:
    print("Você está com peso normal.")
else:
    print("Você está acima do peso.")
6 respostas

Com o Else não né, com tudo, e a redundância do comando para as casas decimais do IMC? FALO NADA!

solução!

Olá, Giovany! Como vai?

É assim mesmo! Gradativamente você vai melhorando a sua lógica para resolver as atividades, esse é o caminho.

Observei que você explorou o if/elif/else para estruturar condições com Python, utilizou muito bem a comparação de valores para classificar o IMC e ainda compreendeu a importância da organização lógica para evitar resultados incorretos.

Uma dica interessante para o futuro é trabalhar com intervalos mais detalhados e mensagens padronizadas, deixando o programa mais próximo das classificações oficiais de IMC. Assim:

peso = float(input("Digite seu peso: "))
altura = float(input("Digite sua altura: "))

imc = peso / (altura ** 2)

if imc < 18.5:
    status = "Abaixo do peso"
elif 18.5 <= imc < 25:
    status = "Peso normal"
elif 25 <= imc < 30:
    status = "Sobrepeso"
else:
    status = "Obesidade"

print(f"Seu IMC é {imc:.2f}, classificação: {status}.")

Isso faz a verificação com faixas mais específicas e já retorna uma mensagem clara e objetiva, sem precisar repetir o mesmo texto em cada condição.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Daniel, fiquei agradecido pelo seu feedback, vou usa-lo sim.
Aliás, todas as suas análises das minhas postagem tem me ajudado bastante, que Deus te abençoe!
Um dia seremos colega de trabalho ai na Alura, quero passar por aí por sei que vou crescer muito como analista, e acredito ser esse o caminho para se tornar um bom programador, falar menos, pensar mais e praticar mais ainda. A propósito, tem vaga ai? rsrs , brincadeira, ainda não tenho "Currículo para tanto" kkk

Boa noite, Giovany!

Fico feliz demais em saber que tenho contribuído na sua jornada! 💙

Comentários como o seu me fazem ter cada vez mais certeza da minha escolha de atuar com Tecnologia e Educação.

E super acredito em você! Eu também estava do outro lado da tela como aluno de uma imersão na Alura, hoje faço parte desse time que amo.

Acredite nos seus sonhos, acredite no poder que a educação tem... Continue estudando, praticando e analisando as exigências do mercado. Leia os requisitos das vagas e se qualifique pra elas, dia após dia.

Sem pressa, sem abrir mão da qualidade.

Ah, vou deixar aqui o link das vagas que abrem na Alura. Recomendo, de tempos em tempos, acompanhar: https://alun.inhire.app/vagas-academicas/vagas

Super abraço e bons estudos!

Opa Daniel, sem demagogia, pode ter certeza que será uma honra te encontrar no futuro e agradecer a força em todos os aspectos que nos tem dado até aqui, pode deixar que vou lembrar sempre dessa conversa daqui a algum tempo, quem sabe nos veremos como colegas na alura! Deus te abençoe grandemente! vou acompanhar os links que me enviou para estudar! Anos de amor pela tecnologia e só agora estou fazendo faculdade e outros cursos por fora, então eu ganhei esse em conjunto com Santander e Alura que está me ajudando mais que na faculdade de ADS. Forte abraço!

Ah, eu não sei quanto a política da Alura, mas vou deixar meu contato, sou aqui de Goiânia, bom vendedor, marketing, social mídia e estou estudando pra fazer sistemas e vender, e já estou trabalhando em um projeto sem nem saber programar (kkk) vou deixar abaixo pra vc dar uma olhada, se interessar podemos fazer uma parcería! 62984023616 ok!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade