Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Calculador de imposto, Classe ou método?

Professor, boa tarde, vou ser sincero, eu jamais construiria de imediato a classe CalculadorDeImpostos. Para mim o mais intuitivo é fazer dela um método de Orçamento.

Qual critério você usa para manter o equilíbrio entre implementar um comportamento em um método ou numa a classe separada?

1 resposta

Eduardo, boa tarde!

É uma ótima pergunta, isso depende muito de você, claro que você poderia criar um método, mas vamos refletir a respeito. Para calcular impostos temos algumas características(atributos) não? Por exemplo, o nome imposto, qual a sua porcentagem e sobre quais produtos ele é chamado. E ele pode ser pensado ainda mais, olha, você pode calcular esse imposto tanto em cima da do total, como só do lucro em cima de algum produto ou ainda só em cima do investimento inicial. Isso não seriam três métodos diferentes?

Então depende bastante do seu nível de abstração, se fosse um método e começasse a ficar com muitos parâmetros, seria melhor criar uma classe pra ela.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software