Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Caixa das citações com float correta, mas desalinhado no texto

No vídeo da aula as caixas com as citações ficam alinhadas com a primeira linha do texto, entretanto, depois que apliquei o float, elas foram para os dois lados (esquerda e direita), mas ficaram levemente abaixo da primeira linha. Não consigo entender o motivo. Podem me ajudar?

Código no html

<h2>Como trabalho</h2>

<blockquote class="citacoes fiat"> 
            <p>João é o melhor desenvolvedor front-end com quem já trabalhei. Muito eficiente e muito capaz. Recomendo sem dúvidas!</p>
            <cite>José Souza, Fiat</cite>
            </blockquote>

<p>Satisfazer meus clientes é prioridade. Para isso, garanto um processo de desenvolvimento altamente interativo, baseado em feedback contínuo. <strong>Não trabalho com escopo fechado</strong>: o cliente é que decide quando o produto está pronto.</p>
            <p>Também não trabalho com prazos fechados:<strong> qualidade é importante demais para ser sacrificada</strong>.</p>

<h2>Experiência</h2>

<blockquote class="citacoes petrobras">
             <p>João domina as tecnologias como ninguém. Eu apresentava um problema, ele tinha na ponta da língua a solução mais adequada com as tecnologias mais recentes.</p>
             <cite>Manoel Santos</cite>
            </blockquote>

Código no CSS

}
.fiat{
        float: right;
}

.petrobras {
        float: left;       
}
blockquote cite{
        float: right;
        font-style: italic;
}
.citacoes {
    background-color: #D9E5E3;
    padding: 10px;
    border: 10px solid #C2CCCA;
    width: 250px;
    margin: 20px, 40px;
    box-sizing: border-box;

Estive a inspecionar essa parte no meu navegador e encontrei a seguinte informação.

.citacoes {

Entretanto, a "margin" está riscada, ou seja, não está sendo considerada, seria esse o problema? Como faria para resolvê-lo?

5 respostas

Estive a inspecionar essa parte no meu navegador e encontrei a seguinte informação.

.citacoes {

Entretanto, a "margin" está riscada, ou seja, não está sendo considerada, seria esse o problema? Como faria para resolvê-lo?

Oi Jessica,

A sintaxe do CSS para colocar vários valores ali na margin não precisa de ",", ficando assim: margin: 20px 40px.

Isso que você fez de inspecionar o elemento e ir atrás exatamente do problema é um diferencial nessa parte do aprendizado, mandou bem!

Explicando: o inspect risca ou por erro de sintaxe (fica com um ícone amarelo ao lado) ou houve uma sobescrita de propriedade.

Tenta fazer assim depois:

margin: 20px 40px;
 margin: 0;

E no próprio inspect dá pra você desmarcar a caixinha para ver como fica, é uma ótima pra fazer testes rápidos.

Abcs e continue com os bons estudos!

Olá Natan, tudo bem?

Obrigada pela resposta, de fato no inspect do "margin" no "CSS de .citacoes" estava com a exclamação amarela, (ainda não havia entendido o que significada), como era esse erro de sintaxe, por conta da "," que você apontou na resposta, já retirei a vírgula e corrigi. Agora no inspect aparece assinalado como deve ser. (Vou aproveitar essa informação da exclamação amarela para analisar outros elementos do meu código ).

Apesar dessa correção, as caixais ainda estão levemente abaixo da primeira linha ao invés de alinhados com ela. Fiz a tentativa com "margin:0;" conforme você sugeriu, mas o que ela fez foi juntar o texto à caixa, e não é isso que eu pretendo.

O erro ainda persiste, e não sei o porquê.

solução!

Fiz alguns testes no inspect e aprendi que quando coloco apenas o margin com duas informaçoes, ele insere automaticamente as outras duas margens.

Resolvi o problema, modificando o valor de margin-left. Fui testando no inspect até alcançar o padrão que eu aspirava.

margin: 10px 40px;
    margin-top: 10px;
    margin-right: 40px;
    margin-bottom: 10px;
    margin-left: 40px;

Abraços!

Oi Jessica,

Que bom que conseguiu e que consegui te ajudar com algo!

Quando colocamos 2 valores na margin ou padding, ele repete o primeiro no TOP e BOTTOM, e o segundo valor fica com o LEFT e RIGHT.

Esses caras aqui são a mesma coisa por exemplo:

margin: 20px 35px;
margin: 20px 35px 20px 35px;
margin-top: 20px;
margin-bottom: 20px;
margin-left: 35px;
margin-right: 35px;

Abcs e bons estudos!