1
resposta

Cadeia de Pensamento

Procurei usar um exemplo simples do que eu faço no dia a dia. Como sou biólogo e gestor de trafego, vou utilizar um exemplo simples de um gestor. Utilizei o chatGPT para fazer uma análise

Pergunta: Trabalho com gestão de trafego de anúncio. No gerenciador de anúncio, um cliente inviste em torno de 2000 mil reais por mês e consegue 8 mil em vendas. Outro cliente investe 500 reais por mês em anúncios e tem 1780 reais de vendas mensais. Um terceiro cliente investe 3500 mil reais por mês em anúncios e conseguimos 25 mil em vendas mensais. No final de 6 meses, quem foi que conseguiu o maior retorno financeiro? Me explique passo a passo essa situação?

Resposta do ChatGPT:
Vamos organizar isso com clareza, porque aqui tem um detalhe importante: “maior retorno financeiro” pode significar duas coisas diferentes:

• Lucro absoluto (quem ganhou mais dinheiro no total)
  • Eficiência (ROI – quem multiplicou melhor o dinheiro)

Vou te mostrar os dois, passo a passo

1. Dados mensais
    Cliente 1

Investimento: R$2.000
Faturamento: R$8.000

Cliente 2

Investimento: R$500
Faturamento: R$1.780

Cliente 3

Investimento: R$3.500
Faturamento: R$25.000

1. Resultado em 6 meses
    Cliente 1
    Investimento: 2.000 × 6 = R$12.000
    Faturamento: 8.000 × 6 = R$48.000
    Lucro: 48.000 - 12.000 = R$36.000

Cliente 2
Investimento: 500 × 6 = R$3.000
Faturamento: 1.780 × 6 = R$10.680
Lucro: 10.680 - 3.000 = R$7.680

Cliente 3

Investimento: 3.500 × 6 = R$21.000
Faturamento: 25.000 × 6 = R$150.000
Lucro: 150.000 - 21.000 = R$129.000

1. Quem teve o maior retorno financeiro?
    Se “retorno financeiro” = mais dinheiro no bolso (lucro): Cliente 3 venceu disparado com R$129.000

2. Mas agora vem o insight de gestor de tráfego
    Vamos ver o ROI (retorno sobre investimento):

Cliente 1
ROI = 8.000 ÷ 2.000 = 4x
Cliente 2
ROI = 1.780 ÷ 500 = 3,56x
Cliente 3
ROI = 25.000 ÷ 3.500 ≈ 7,14x
Conclusão estratégica:
Maior lucro total: Cliente 3
Melhor performance (ROI): Cliente 3 também

Ou seja:
     Esse é o cliente mais escalável e mais saudável para crescer investimento.

Insight de Mentor
    Se você fosse apresentar isso para cliente ou usar em marketing:

Cliente 2: bom, mas limitado
Cliente 1: estável
Cliente 3: case forte de escala (ouro)

Analise da resposta: Achei a resposta bem interessante por diversos pontos.
1 - A IA percebeu que havia mais deu mais de uma análise a ser feita;
2- A IA calculou "passo a passo" os calculos para me dar um resultado bem preciso.
3- A IA justificou e ainda me deu uma conclusão bem embasada.
4- Como bônus, a IA ainda me fez uma sugestão para eu fazer numa campanha de marketing.

Ou seja, para um problema simples, sem tantos detalhamentos de dados mais robustos das campanhas de trafego, acredito que a resposta da IA foi bem inteligente e obedeceu exatamente o que eu pedi.

1 resposta

Olá, Pedro! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Sua resposta demonstra clareza ao destacar como a IA estruturou diferentes perspectivas de análise, evidencia organização ao apresentar cálculos passo a passo com precisão e mostra consistência ao valorizar a conclusão estratégica e até mesmo a sugestão prática para campanhas de marketing.

Uma sugestão para o futuro seria enriquecer a análise com comparações entre diferentes cenários de investimento, mostrando como pequenas variações poderiam impactar o ROI e o lucro, tornando o exercício ainda mais aplicável ao dia a dia da gestão de tráfego.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!