Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cadê o vídeo sobre ROI?

No final desta vídeo-aula, o professor fala que no próximo vídeo ele falará sobre ROI. No entanto, o módulo acaba nesta mesma aula que ele fala isso, vindo em seguida os exercícios.

Eu realmente gostaria de saber sobre ROI, pois foi algo que já me deparei com o termo em outros cursos da Alura e pesquisei por fora o seu significado. Gostaria de assistir a aula deste professor falando sobre este assunto...

3 respostas
solução!

Oi Lucas,

Obrigada pelo feedback, vamos revisar o vídeo.

De todas as maneiras, quando uma empresa decide investir em marketing digital (ou fazer qualquer investimento) sempre surge a dúvida de como calcular o retorno que uma campanha publicitária irá gerar.

Essa taxa de retorno é conhecida como ROI (sigla proveniente do inglês que significa Return on Investment) e é, basicamente, o cálculo da relação entre o custo de investimento de uma ação e o ganho que a empresa obteve com esta ação.

Equacionando esta relação, temos: ROI = Lucro Líquido (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Sendo assim, somam-se todas as vendas provenientes da campanha realizada e subtraem-se todos os custos da mesma, como por exemplo, links patrocinados, e-mail marketing e mídias sociais. E então, divide-se o valor obtido pelo investimento realizado.

Vale a pena lembrar que a interpretação do ROI é diferente para cada empresa. Um valor de R$50,00 por lead pode ser barato para empresa X, mas um custo altíssimo para empresa Y.

Portanto, na hora de interpretar seus dados não existe regra: leve em conta o custo do seu produto e sua margem de lucro e todas as outras informações que você considerar necessárias.

Espero ter ajudado.

Bons estudos.

Obrigado, Priscila! Você sempre é muito atenciosa :)

Valeu Lucas :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software