Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Cabo direto - Correção automática via software

Dúvida em relação a este conteúdo: "As placas de rede mais modernas conseguem perceber a diferença e fazem a correção automaticamente via software.". Pergunto: se dois computadores estiverem conectados com um cabo direto (568A ou 568B), e uma das placas de rede tiver este recurso de correção via software já é suficiente para que haja a comunicação correta? Ou ambos os computadores devem ter a placa com este recurso para que a comunicação ocorra?

1 resposta
solução!

Boa tarde, Rafael!

Essa tecnologia de percepção e correção da conexão de cabo straight-through vs cross-over chama "Auto-MDI/MDI-X".

Até onde eu sei só é necessário que uma das pontas esteja conectada em um dispositivo capaz de fazer a correção. O dispositivo que possui essa funcionalidade (e tiver ela funcionando) vai detectar em quais pinos as trocas estão acontecendo e via software altera o comportamento de acordo com a necessidade.

Só tome cuidado que o que eles corrigem é a conexão errada entre cross-over e straight-through. Estes equipamentos não dão a liberdade de conectar cabos fora de padrão.

Caso eu tenha dado alguma informação incorreta, por favor, me corrijam.

Valeu!