1
resposta

Cabo cruzado no roteador.

Não entendi o porque na aula 5 o prof. conectou com um cabo cruzado um computador( ou notebook) em um roteador. A primeira pergunta deixa claro para mim que não poderia ser conectado. Mas a segunda pergunta me deixou em duvida sobre o por que não seria utilizado a capacidade máxima do roteador por usar um cabo direto.

O que EU entendi pela aula e pelo fórum, me corrija se eu estiver errado: Como um roteador é usado para conectar duas redes de maquinas, por exemplo uma rede A e B, se fosse utilizado um cabo direto, não seria possível utilizar um switch para conectar as maquinas de uma mesma rede, no caso a rede A. Se fosse usado um cabo direto só poderia se conectar duas maquinas (no caso de um roteador com duas entradas como o do exemplo do prof.).

1 resposta

Hoje em dia não existe muito dessa preocupação pois as placas de rede e equipamentos de rede mais modernos normalmente suportam quaisquer cabos. Mas ainda é importante conhecer porque em alguma situação atípica isso pode ser um problema em algum dispositivo mais antigo.

Vamos lá, as redes foram desenvolvidas para empresas, o que normalmente é um roteador/firewall conectado a um ou mais switchs que por sua vez conectados em todos os dispositivos finais(estações de trabalho) e nesse senário seriam todos cabos diretos. Mas quando for conectar um computador direto em outro ou um computador direto ao roteador já precisaria de um cabo cruzado. Pode me perguntar mais se não consegui explicar direito xD