Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Cabo crossover computador para roteador

Gostaria de mais explicações nessa matéria onde diz que a conexão entre o PC e o Roteador são feitas com cabo crossover. É um padrão de dispositivos somente da CISCO ?? Pois vejo conexão em roteadores comuns (caseiros) e até roteadores de operadoras de internet com cabos diretos. Ou devido a quantidade de placas Auto MDIX essa regra já caiu em desuso ??

Obrigado.

1 resposta
solução!

Opa, boa noite Marcilio

De fato, devido a tecnologia Auto MDIX o cabo crossover está entrando em desuso. Mas no caso da conexão entre o PC e o Roteador, o cabo crossover é necessário para ligar o computador diretamente na entrada Fa0 (de console). A conexão que você se refere nos reteadores comuns e de operadoras é, provavelmente, direcionada as entradas L2 (switchport). Para uma rede interna, essas entradas atuam de forma semelhante a um switch, por isso é utilizado o cabo direto. Na prática, na porta de console é conectado o cabo de internet do modem (provedor), e nas portas de switch são conectados os outros equipamentos que recebem ou distribuem a internet.

Na imagem do roteador acima, por exemplo, as entradas L2 (switchports) são as amarelas. Nessas entradas o computador é ligado com cabo direto. A entrada azul é uma entrada Fa0 (de console), na qual o computador é ligado com cabo crossover.

Espero ter ajudado :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software