Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[C.o.D] Validação da Resposta CD3

Prezados, o exercício é fundamental para a prática. No entanto há um ponto que eu gostaria de abordar!

Na aula o professor diz que o cálculo do CD3 é: "Nós podemos usar um outro critério que é o chamado CD3, Cost of Delay divided by duration, custo do atraso dividido pela duração. Como tem 3 D's, DDD, ficou CD3." -- Notas.: Texto extraído do conteúdo da aula.

Sendo assim, para o exercício proposto o professor coloca uma possível solução infactível como pode ser visto na imagem a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Note que o CD3 do professor não está seguindo a mesma regra que foi informado em aula induzindo o aluno ao erro, uma vez que os valores deveriam ser apresentados conforme tabela a seguir:

FeatureC.o.DDuraçãoCD3 = C.o.D / Duração
APPR$4.000,002 semanasR$2.000,00
Chatbot IntegraçãoR$3.200,003 semanasR$1.067,6767...
NotificaçãoR$1.300,001 SemanaR$1.300,00

Diante disto, acredito que uma correção no material deva ser feita!

Minha solução ficou desta forma: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Será possível ver uma diferença em minha tabela, mas é pelo fato de eu já utilizar as fórmulas, para realizar os cálculos, não sendo necessário criar uma linha com o C.o.D ou o CD3.

Conclusão:

No cenário atual, levando em consideração que a regra do cálculo do CD3, não foi aplicada pelo professor na solução proposta, a melhor solução com o menor C.o.D seria a de Custo no Valor.

Aguardo breve retorno das ponderações feitas.

Atenciosamente,

3 respostas
solução!

Olá, Vitor, espero que estejas bem!

Primeiro gostaria de parabenizar pela dedicação, você se empenhou em realizar o exercício e trouxe uma dúvida muito pertinente para o debate. Nesse vídeo pretendo explicar porque o professor não induz ao erro ao não mostrar o índice CD3, uma vez que esse índice é apenas uma decisão de priorização, assim como a decisão de priorizar por menor tempo ou por maior valor. Dito isso, o racional da construção dos gráficos é o mesmo. Para elucidar mais ainda seu questionamento, te aconselho que após assistir minha explicação em vídeo, tente fazer os gráficos do exercício. Às vezes só a tabela pode confundir o raciocínio lógico.

Bons estudos, Vitor!!

Olá Bruna, tudo bem com você?

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo retorno, e o vídeo compartilhado.

Em segundo lugar, reporto-me com as mais sinceras desculpas, porque ao re ler minha postagem, vi que eu fiz uma afirmação, enquanto a intenção era ser um questionamento. Reconheço o meu erro!

Em terceiro lugar, realmente eu esqueci de multiplicar as semanas gerando assim a divergência relatada!

Mais uma vez, agradeço a explicação e dedicação em literalmente desenhar a solução, apontando minha atitude equivocada.

Atenciosamente.

Vitor, eu te parabenizo por continuar! Assim a gente segue trocando conhecimento. Obrigada também pela dúvida, deixarei fixada aqui pois pode servir pra outros alunos e alunas. Conte conosco sempre, abraços! ;)