Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

C# e os métodos LINQ (em quais momentos usar?)

Estou no segundo curso do LINQ e observei interessantes maneiras de listagens na busca dos resultados dentro do banco de dados. Mas a questão que me vem em mente é, em quais momentos é ideal para se usar LINQ de forma efetiva?

Design Patterns, SOLID, e LINQ andam juntos para uma boa ferramenta de busca?

Estou tentando analisar a possibilidade de visualização da estrutura de dados, dentro do contexto de escalabilidade e expansões dentro do fator (oportunidades) seja como forma de avaliação ao cliente final, ou uma nova ferramenta de serviço dentro da plataforma. Esse tipo de ideias, acontece mesmo quando se obtém estas pesquisas em LINQ? se sim, os resultados gráficos de BI são gerados por relatórios em LINQ? Essa é a visão final de um "Business Growth" ? É ai que está o pulo do gato?

2 respostas
solução!

Oi, Anthony!

Isso é uma questão mais de opinião, ao meu ver. Sua pergunta:

Mas a questão que me vem em mente é, em quais momentos é ideal para se usar LINQ de forma efetiva?

Eu não vejo nenhum cenário onde o LINQ não possa ser utilizado. Você tendo necessidade de processar a lista com qualquer critério (daí o criteria), o LINQ é a melhor biblioteca que tem para isso.

Design Patterns, SOLID, e LINQ andam juntos para uma boa ferramenta de busca?

Sim! Ele inclusive foi feito e adaptado para utilizar justamente conceitos avançados de Design Patterns e SOLID.

Tem um post antigo do blog da Microsoft (de 2008), mas com alguns conceitos avançados falando mais sobre como usar o LINQ:

https://blogs.msdn.microsoft.com/mirceat/2008/03/12/linq-framework-design-guidelines/

Isso porque esse post não tem várias novidades da tecnologia que evoluíram nesses 8 anos. Dá para você fazer praticamente trabalhar com qualquer criteria em uma lista. Tanto é verdade que ele atualmente integra com frameworks ORM como o Entity Framework.

Esse tipo de ideias, acontece mesmo quando se obtém estas pesquisas em LINQ?

O LINQ é uma bilioteca de critérios em cima de uma lista. Tem uma lista e precisa processar ela por um ou mais critérios? LINQ é o cara.

Se sim, os resultados gráficos de BI são gerados por relatórios em LINQ?

O LINQ não geraria os gráficos propriamente ditos, mas certamente gera a lista com os dados que serão processados por um gráfico. Ele recebe os parâmetros e condições (criteria) para processar uma lista bruta e refina os dados passando uma nova lista a ser exibida pelo gráfico.

Essa é a visão final de um "Business Growth" ? É ai que está o pulo do gato?

O LINQ não garante um Business Growth, mas certamente pode estar nos planos de um. Tudo depende de como será utilizado e as chances de conseguir isso de maneira mais fácil são enormes.

Ajudei com as perguntas? :)

Obrigado Arthur Deu para dar uma luz aqui