Oi, Anthony!
Isso é uma questão mais de opinião, ao meu ver. Sua pergunta:
Mas a questão que me vem em mente é, em quais momentos é ideal para se usar LINQ de forma efetiva?
Eu não vejo nenhum cenário onde o LINQ não possa ser utilizado. Você tendo necessidade de processar a lista com qualquer critério (daí o criteria), o LINQ é a melhor biblioteca que tem para isso.
Design Patterns, SOLID, e LINQ andam juntos para uma boa ferramenta de busca?
Sim! Ele inclusive foi feito e adaptado para utilizar justamente conceitos avançados de Design Patterns e SOLID.
Tem um post antigo do blog da Microsoft (de 2008), mas com alguns conceitos avançados falando mais sobre como usar o LINQ:
https://blogs.msdn.microsoft.com/mirceat/2008/03/12/linq-framework-design-guidelines/
Isso porque esse post não tem várias novidades da tecnologia que evoluíram nesses 8 anos. Dá para você fazer praticamente trabalhar com qualquer criteria em uma lista. Tanto é verdade que ele atualmente integra com frameworks ORM como o Entity Framework.
Esse tipo de ideias, acontece mesmo quando se obtém estas pesquisas em LINQ?
O LINQ é uma bilioteca de critérios em cima de uma lista. Tem uma lista e precisa processar ela por um ou mais critérios? LINQ é o cara.
Se sim, os resultados gráficos de BI são gerados por relatórios em LINQ?
O LINQ não geraria os gráficos propriamente ditos, mas certamente gera a lista com os dados que serão processados por um gráfico. Ele recebe os parâmetros e condições (criteria) para processar uma lista bruta e refina os dados passando uma nova lista a ser exibida pelo gráfico.
Essa é a visão final de um "Business Growth" ? É ai que está o pulo do gato?
O LINQ não garante um Business Growth, mas certamente pode estar nos planos de um. Tudo depende de como será utilizado e as chances de conseguir isso de maneira mais fácil são enormes.
Ajudei com as perguntas? :)