Oii Rodrigo, tudo bem?
Seu gcc já está configurado corretamente? Se utiliza Windows, chegou a instalar o Mingw?
@Iasmin Araújo, sim, tudo que estava descrito para iniciar o curso.
Ok, Rodrigo!
Verifica pra mim por favor se você instalou as extensões: C/C++ Extension Pack e C/C++ Compile Run. São duas extensões que ajudam muito, acredito que sem elas acaba sendo necessário fazer alguns outros passos mais trabalhosos.
Depois de estar com essas extensões, para executar você pode usar o F6, ou ir no menu superior direito, clicar na setinha para baixo e selecionar a primeira opção (CompileRun):
Tem uma outra outra aba lateral para executar, mas ela acaba exigindo que outras partes sejam configuradas. Então recomendo que no início você utilize o F6 mesmo, ou a própria linha de comando, que é bem legal :)
Uma coisa que observei no seu arquivo é que ele não parece estar com a extensão .c mesmo, ela tem um ".c.code-workspace". Acredito que por isso também estejam aparecendo erros. Para criar um arquivo que realmente seja da linguagem C, você pode:
adivinhacao
nesse curso. Acredito que fazendo isso você conseguirá escrever e compilar seu código, lembrando de seguir as instruções iniciais de compilação e execução.
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Abraços e bons estudos!
@Iasmin Araújo, boa noite!
Tudo bem? Olha a foto e vê se está tudo certo. Eu modifiquei o nome do arquivo para advinhacao.c. Está correto também?
Obrigado
Bom dia, Rodrigo!
As configurações parecem estar ok. Faltou só um ponto e vigula depois do printf, por isso tem um rabisco vermelho ali na linha 5. Tenta acrescentar por favor:
#include <stdio.h>
int main(){
printf("Olá mundo");
}
Depois de fazer isso você pode executar que vai ter o primeiro "Olá mundo" em C, hehe. Só lembrar de usar o F6 na execução. :)
Abraços!
@Iasmin Araújo eu irei colocar o ponto e vírgula depois do printf ...Mas um outra dúvida eu não consigo apertar F6 para rodar o algoritmo porque o meu F6 está habilitado para diminuir a luz da tela.Tem como mudar a configuração?
Você pode utilizar a tecla Fn do teclado, digitando Fn+F6, ou então utilizar a opção de clicar no menu que eu comentei:
Clicar na primeira opção destacada é o mesmo que usar o atalho também, aí fica à sua escolha!
Iasmin estou tentando compilar e primeiramente seguindo este link(https://www.alura.com.br/artigos/compilando-executando-programas-c-c-windows?utm_source=gnarus&utm_medium=timeline&_gl=1*eip8ov*_ga*MTAyMTMwNjM1NS4xNjkwMDU2OTQx*_ga_59FP0KYKSM*MTY5MDMyNDg3OS43LjEuMTY5MDMyNjMxOS4wLjAuMA..*_fplc*eERNcyUyQndUU3ZkWXZTY1Q2UnpoZ3liMm83bGZ0UjFCTkV2U0glMkJvZXJzaG56MGVmb3p5YnQ3JTJCJTJCRk5Qb2FiemU0bVpLbm8zdSUyQmdRbWdEQjV5bHZ4NktlTER1WkowbSUyQjdNQURxOVUwb01LZVB5Y1MwWXRnd1J5VFprTGZKQWVBJTNEJTNE), estou verificando se meu arquivo adivinhacao.cs aparece no prompt comando e apareceu isso:
Está correto? Eu estou na aula 1 da linguagem c e o professor está ensinando a compilar:
Caso esteja correto como faço a compilação que não entendi direito?
Eu compilei, está correto?
Qual é o comando cat no cmd do windows?
Bom dia, Rodrigo!
Existe uma diferença entre compilação e execução. Quando você digita gcc programa.c -o programa.out
, o GCC gera, a partir do arquivo .c, um arquivo executável, que é o programa.out. Esse processo é o de compilação. Se você tentar abrir o arquivo .out, verá que tem uns caracteres diferentes, isso acontece porque a linguagem de um arquivo compilado é mais próxima da linguagem que os computadores entendem.
Depois de compilado, aí sim podemos executar o programa, que é quando fazemos ./programa.out
, por exemplo. A execução é quando estamos de fato rodando um programa, quando vemos o resultado do código que escrevemos.
Caso queira saber mais sobre essas diferenças, recomendo o artigo: https://www.alura.com.br/artigos/o-que-e-compilacao
Eu, particularmente, tenho mais costume de compilar e executar esses programas pelo terminal, mas utilizar o VSCode com aqueles atalhos que comentei, e que também estão no artigo, acabam ajudando bastante. Ao digitar F6 (ou Fn+F6), por exemplo, você está fazendo os dois passos de compilação e execução com a ajuda de uma ferramementa, que é o VSCode.
Você compilou e executou seu programa, uma vez que digitou as duas instruções, e conseguiu ver um resultado no terminal.
Por fim, sobre o comando cat
, no cmd o correspondente é type
, e no PowerShell é Get-Content
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!
Iasmin, esse terminal que você utiliza é no Linux?
Onde eu abro no windows?
Você pode abrir no próprio VSCode, como já fez pelo print que enviou na resposta anterior (é por esse lugar que utilizo também), mas pode abrir os arquivos direto no prompt (o que é mais trabalhoso).
Para isso, recomendo o curso: https://cursos.alura.com.br/course/windows-prompt-utilizando-cmd
Iasmin eu utilizo normalmente no terminal os termos -o e programa.out? Porque havia entendido na aula que esses termos são para Linux?
Esses termos estão corretos para qualquer sistema operacional, pode usar tanto no Linux quanto no Windows sim, o compilador entende.
Iasmin tudo bem?
Estou com problema na acentuação do Visual Studio Code e Sublime. Segui os passos da instalação do gcc e mesmo assim está com erro:
Oi Rodrigo!
Você pode tentar utilizr a função setlocale
. Um exemplo pode ser visto no código:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
int main() {
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
// imprime cabeçalho do nosso jogo
printf("******************************************\n");
printf("* Bem-vindo ao nosso jogo de adivinhação *\n");
printf("******************************************\n");
int numerosecreto = 42;
int chute;
printf("Qual o seu chute? ");
scanf("%d", &chute); // scanf precisa do & para indicar onde guardar
printf("Seu chute foi %d\n", chute);
if(chute == numerosecreto){
printf("Parabéns! Você acertou!\n");
} else {
printf("Você errou.\nMas não desanime, tente de novo!");
}
system("pause");
return 0;
}
Caso ainda não dê certo, uma outra alternativa é utilizar a função setmode
no lugar da setlocale
:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <io.h>
int main() {
_setmode(_fileno(stdout), _O_U16TEXT); // Altera o modo de exibição do console
// Resto do código...
return 0;
}
Espero ter ajudado!
Iasmin, tudo bem?
Eu consegui fazer de outra forma no sublime:
Eu digitei system ("chcp 65001") e deu certo.
Uma outra dúvida que gostaria de perguntar, é quando eu entro no terminal não tem como deixar salvo o caminho da pasta que estou fazendo o projeto?
Toda vez eu tenho que digitar cd "C:\Users\rocam\OneDrive - Educacional\Alura\Sublime\Adivinhação"
Qual o comando para salvar o caminho da pasta no terminal?
Oi!
O padrão do Windows é sempre abrir o prompt no diretório do usuário logado (C:\Users\usuario)
Você pode abrir direto numa pasta também, basta acessar a pasta e clicar na barra de navegação:
E digitar o texto powershell:
E quando você der o enter ele vai abrir o prompt já na pasta: