1
resposta

C/C++ - Criar uma Interface Gráfica e IDE para desenvolvimento

Olá Pessoal. Estou começando com programação em C/C++. Tenho usado o VS Code da Microsoft para desenvolver meus códigos. Preciso de uma orientação sobre qual seria a melhor IDE para desenvolvimento profissional e como eu faço para criar interfaces gráficas em C/C++. Desde já agradeço.

1 resposta

Olá Alan!

Desculpe pela demora em obter retorno.

Fico feliz em saber que você está começando a programar em C/C++ e que está utilizando o VS Code para desenvolver seus códigos.

Particularmente, eu gosto muito do VSCode mesmo, ele consegue me atender em projetos de linhas de comando, mas pode ser que não seja tão bom para o desenvolvimento de interfaces gráficas.

Para desenvolvimento profissional em C/C++, existem várias opções de IDEs que podem te ajudar. Alguns exemplos populares são o Visual Studio da Microsoft, o Code::Blocks e o Eclipse CDT. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, então recomendo que você teste cada um deles e veja qual se adapta melhor às suas necessidades e preferências.

Quanto à criação de interfaces gráficas em C/C++, uma opção bastante utilizada é a biblioteca Qt. Ela oferece uma ampla gama de recursos para desenvolvimento de interfaces gráficas de forma fácil e eficiente. Além disso, o Qt também possui uma IDE própria chamada Qt Creator, que facilita o desenvolvimento de aplicativos com interface gráfica.

Para começar a utilizar o Qt, você pode baixar a biblioteca e a IDE no site oficial do Qt. Lá você também encontrará documentação e tutoriais que te ajudarão a dar os primeiros passos na criação de interfaces gráficas em C/C++.

Espero que essas informações sejam úteis para você. Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar!

Espero ter ajudado e bons estudos!