3
respostas

Business Plan para Consultoria

Fala professor.

Tudo bem?

Estou indo à Portugal para morar e trabalhar na área de Desenvolvimento de Software e Business Intelligence (Consultoria). Uma das coisas que sempre me perguntei sobre Business Plan é o seguinte. Se sou um consultor apenas e minha empresa será, provavelmente "Lifestyle", onde eu serei o consultor e terei meu pró-labore... Um plano de negócios neste caso fica um pouco confuso na hora de desenvolver o plano financeiro, pois não consigo enxergar como mostrar que a empresa vai faturar um bruto, por exemplo, de 3 mil euros e o pró-labore será de 2800 euros, sobrando apenas 200 euros para ficar no caixa da empresa... Isso é válido?

Sim, os valores lá são mais baixos, pois o salário mínimo é um dos menores da europa. Preciso do Business Plan para justificar minha solicitação de visto D2 no consulado. A inteção aqui não é captar recursos com investidores, pois eu investirei 50 mil reais (mais ou menos 10 mil euros) para iniciar.

3 respostas

Boa tarde Esequiel!

Entendo que seja válido desde que você consiga comprovar. Colocar o valor lá só na base do "eu acho" não faz muito sentido, você precisa ter alguma fundamentação nos seus números; estimativas, considerações, etc.

Você já tem algum cliente? Ou ao menos algum possível cliente em vista?

Caso tenha, fica mais fácil. Caso não tenha, o que você vai utilizar como base para dizer que vai faturar "X" por mês? Alguma pesquisa de mercado? Vagas de emprego não preenchidas que comprovam a necessidade de profissionais no seu perfil?

Quais as premissas para seus cálculos?

É preciso pensar nisso e em muitas coisas mais para fazer as contas e estimar que você vai faturar "X" ou "Y" por mês.

Fiz uma pesquisa com 14 potenciais clientes em Portugal e na Bélgica. Conversei com eles e fechei contrato com uma empresa Francesa. Enfim... vou tentar revisar o conteúdo do plano de negócios para ver se consigo levantar melhor estes valores para não deixar o consulado confuso.

Boa tarde Esequiel! 14 potenciais clientes dá uma boa expectativa de início para seu negócio, um contrato fechado tem ainda mais peso e importância pois já é algo concreto. Esse contrato deve ter uma previsão de faturamento anual e mensal, ou ao menos pode fornecer elementos para que você faça uma estimativa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software