Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

busca no meu site

Olá como posso implementar um sistema de buscar dentro do meu site? Queria poder indexar os termos utilizados nas paginas do meu site, de modo que o usuario possa digitar um termo na busca e aparecer todas as paginas no meu site que aquele termo aparece? Ouvir algo sobre Search Engines, mas o que seria isso? Tem algum curso aqui no Alura que explique o assunto?

1 resposta
solução!

Oi Ricardo,

Para resolver isso existem, como você mesmo falou, full text search engines. Esses engines foram criados para otimizar e "humanizar" a busca textual.

Eles não são só mais rápidos do que bancos relacionais, como também mais "espertos" e conseguem executar buscas aproximadas (achar resultados parecidos) e um "rankear" os resultados. Algo parecido com a busca do google.

Exemplos desses engines são: Apache Lucene, Elastic Search ou Sphinx. Também há algumas extensões dos bancos relacionais para habilitar o full text search (sei que mysql tem).

No Alura estamos gravando um curso sobre Elastic Search, que é muito popular e utilizado, por exemplo, no Amazon. Acredito que o treinamento sairá em breve.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software