Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Busca Fonética

Salve galera, estou com outra dúvida. Temos uma pesquisa por nomes e estou querendo trabalhar a questão fonética. Achei um plugin para o ES para fonética em Portugues-BR : https://github.com/timotta/elasticsearch-fonetica-portuguesa porém ele é antigo e só funciona na versão 1.x. Até instalei o ES antigo para testar . Ele funciona para alguns casos mas ainda apresenta problema para outros ele principalelmente nomes com W ou U,(ex: Ualace,Walace) . Alguém aí já fez alguma coisa com busca fonética em Nomes? Tem alguma dica?

1 resposta
solução!

Olá Leonardo,

Eu não sei qual sua necessidade de negócio, porém não te recomendaria usar um plugin cujo desenvolvimento está parado. Tenho duas sugestões para você:

1- Fazer um fork do plugin, fazer os ajustes necessários para seu caso e para a versão do Elasticsearch que você vai utilizar e iniciar testes. Isso te dá mais trabalho no curto prazo, porém você consegue ter um controle mais fino dos resultados e, com um pouco de sorte, pode chegar em algo bem estável que não te de problemas no longo prazo.

2- Você comentou de busca por nomes. Você poderia considerar utilizar analisadores customizados ou até mesmo sinônimos. Está é uma abordagem mais pobre e limitada, porém, dependendo do que quer fazer, pode funcionar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software