3
respostas

busca de matriculas por estudante

Olá, estou com uma dúvida da melhor forma de buscar uma matricula específica. Eu poderia buscar uma matricula colocando na URI somente o id da pessoa? Por ex:

pessoas/:estudanteId/matriculas - Pois a matricula está relacionada a um estudante ,

pq tenho que colocar o id da matricula tbm na URL - /pessoas/:estudanteId/matricula/:matriculaId

Não seria mais interessante buscar todas as matriculas desta pessoa ou a ativa?

Obrigado!

3 respostas

Oi Ricardo, tudo bem? Você pode fazer das duas formas, porém, elas atendem propostas diferentes no REST. A primeira, vai listar todas as matrículas, a segunda, deveria trazer informações sobre a matrícula em si.

Eu até entendi, mas fiquei na dúvida por não existir 2 matriculas com o mesmo id, então seria redundante colocar tanto o id do aluno quanto o da matricula, ou estou equivocado? Pois no meu modo de ver, buscando por uma matricula específica , ela já retorna o id do estudante e não preciso colocá-la na URI, certo?

Oi Ricardo, id da matricula e do aluno são coisas diferentes ao meu ver, mas sim, você pode encontrar o id do aluno a partir da sua matrícula, pode encontrar todas as matrículas a partir do id de um aluno, mas pela url que você publicou na dúvida, eu acredito que o resultado esperado é que a url me mostraria informações sobre aquela matrícula específica, informações como por exemplo, data que a matrícula foi feita, em qual curso, etc...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software