Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Busca com erro.

Olá,

Estou estudando JPA e me ocorreu algo estranho, no caso ao fazer um select com Query e Query.setParameter meu programa não efetua a busca, porém se eu deixar de usar o setParameter ele funciona.

Abaixo implementação.

private RhFuncionario buscaPeloRE(BaseJdePlanilha baseJde, EntityManager manager) {

        RhFuncionario rhFunc = new RhFuncionario();

        try {
            String re = baseJde.getRe().toString();
            Query query = manager.createQuery("select r from RhFuncionario r where r.re = "+re);
//            Query query = manager.createQuery("select r from RhFuncionario r where r.re = 29");

//            query.setParameter("re", baseJde.getRe().toString());

            rhFunc = (RhFuncionario) query.getSingleResult();


        } catch (Exception e) {
            System.out.println("Não encontrou funcionario re: " + baseJde.getRe());
        }

        return rhFunc;
    }
4 respostas
solução!

Renato eu acho que você precisaria alterar para

Query query = manager.createQuery("select r from RhFuncionario r where r.re = :re");

Oi Renato,

Como o Alex já disse, no JPQL está faltando seu parâmetro ser declarado.

Acrescentando a resposta do Alex, quero dizer que evite a todo custo esse tipo de consulta:

Query query = manager.createQuery("select r from RhFuncionario r where r.re = "+re);

Quando você concatena, você abre uma falha de segurança em que os usuários mais expertos ou mesmo mal intencionado poderia prejudicar seu sistema.

Faça sua query como o Alex falou. Completa ela ficaria assim:

private RhFuncionario buscaPeloRE(BaseJdePlanilha baseJde, EntityManager manager) {
  try {
    String re = baseJde.getRe().toString();

    // Usando TypedQuery apenas para evitar Casting!
    TypedQuery<RhFuncionario> query = manager.createQuery("select r from RhFuncionario r where r.re = :re", RhFuncionario.class);
    query.setParameter("re", re);