Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Bundle Install não Roda com Sucesso

Ao rodar o comando "bundle install" no prompt do Windows 10 ocorre a falha no meio da instalação.

C:\Sites\lojadecamisetas>bundle install .... Gem::Ext::BuildError: ERROR: Failed to build gem native extension.

current directory: C:/RailsInstaller/Ruby2.3.3/lib/ruby/gems/2.3.0/gems/sqlite3-1.4.1/ext/sqlite3 C:/RailsInstaller/Ruby2.3.3/bin/ruby.exe -r ./siteconf20190606-15116-svghrp.rb extconf.rb ...

Ao entrar no arquivo que ele indica erro de compilação do Compilador da linguagem C: package configuration for sqlite3 is not found find_header: checking for sqlite3.h...

Falta um header, pra mim isto é intrigante, fiz tudo conforme manda o figurino e me falta um arquivo pra compilar e instalar o utilitário básico do framework.

Como fazer com que isso não ocorra?

4 respostas

Oi Bernardo tudo certo ?

O sqlite3 está no seu Gemfile ?

Você pode rodar o comando:

gem install sqlite3

bundle install

Outra pergunta, você está trabalhando em algum projeto que envolva o Rails 4, porque atualmente estamos na versão 5 do Rails, e temos um curso atualizado:

https://cursos.alura.com.br/course/ruby-on-rails-5

Oi Felipe blz.

O sqlite3 está no seu Gemfile ? Sim. Por isso dá o erro na hora de compilar.

Você pode rodar o comando:

gem install sqlite3 -> este dá o mesmo erro

O curso que estou fazendo é o Rails4: do zero à web (baixei o rails do link de download o próprio curso)

solução!

Oi Bernardo,

você pode tentar utilizar uma versão anterior do sqlite3 no seu arquivo Gemfile:

gem 'sqlite3', '1.3.13'

e depois executar

bundle update sqlite3

Tive um problema similar com a versão mais recente dessa gem, porém em ambiente Linux, e o downgrade funcionou para mim.

Ok Italo, funcionou, grato. Mas achei esta tecnoligia meio bugada. Perdi o interesse que tinha.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software