Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

build-img não roda, apenas default [gulpfile.js]

Olá a todos,

seguindo o proposto pelo tutor, escrevi o arquivo gulpfile.js conforme a lição:

var gulp = require('gulp'),
    imagemin = require('gulp-imagemin');

gulp.task('build-img', function() {
  gulp.src('src/img/**/*')
    .pipe(imagemin())
    .pipe(gulp.dest('src/img'));
});

Entretanto, o comando "npm run gulp build-img" não retorna nada ao terminal, e a minificação das imagens não ocorre.

Então, trocando o 'build-img' por 'default' na chamada .task, e executando o comando "npm run gulp", o comando funcionou normalmente e a minificação surtiu efeito.

Porque isso ocorreu?

Lembrando que estou utilizando as versões recomendadas pelo tutor: gulp 3.9.0 e imagemin 2.3.0, com exceção do node.js v0.10.29 que já possuia instalado no meu debian 8.9.

Att

4 respostas

Fala Maicon,

Como vc tá rodando o gulp por um script do npm, pro npm, build-img é alguma opção que vc esta passando só pro npm. Quando vc passa um argumento além do nome do script, esse argumento vai pro npm e não pro gulp.

Para que o argumento vá para o gulp, vc precisar executar o comando assim: npm run gulp -- build-img

Obrigado Artur, mas agora erro foi que o gulpfile.js não encontrou a task default.

E agora?

Eu já consigo fazer rodar o código, é só trocar o build-img por default, mas eu fiquei curioso porque não funciona conforme o tutor explicou.

Att

solução!

Você está usando uma versão do Node.js pré histórica, 0.10!!!!

Você precisa usar 4.0 ou superior (pode até usar a 0.11, mas como é muito antiga, já aproveita e atualiza para versões mais novas), aliás pré requisito de infra. Baixe a versão 8.0, nunca instale versão ímpar. Apague node_modules e baixe os packages novamente com a nova versão do node_instalado.

Depois de atualizar use o comando seguindo a boa prática que ensinei

npm run gulp build-img

Mais de 2000 alunos concluíram o curso já sem problema nenhum. Muito provavelmente é o problema que relatei.

Fico no aguardo do update.

hahaha nem tinha percebido!

obrigado Flávio, era exatamente isso.

Compilei da fonte a versão 6.11.2 e funcionou normalmente.

Obrigado!