2
respostas

Build em app IOS sem máquina MAC

Olá pessoal,

Tenho um aplicativo criado em react onde será necessário realizar um pipeline para o build e envio para a loja, tanto IOS como Android.

A dúvida maior está no IOS, porque o cliente não deseja ter uma imagem ou uma máquina/serviço MAC em seu parque de máquinas.

Hoje os pipelines de API (em Java) utilizam o jenkins escalonado com Kubernetes e esse é o principal requisito para a criação dos artefatos do aplicativo.

Existe também a possíbidade de utilizar algum serviço ou outra plataforma que crie o ipa sem a necessidade de uma MAC.

Alguém já passou por algo semelhante e poderia me dar uma direção? O que usar? Qual ferramenta? Se existe a possibilidade de criar um ipa sem uma máquina IOS?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Desde já Obrigado!

Cesar Sturion

2 respostas

Olá Cesar, Tudo bem?

Uma alternativa nos casos onde não se pode ter um Mac é alugar horas de processamento de uma maquina virtual rodando MacOS X em um Mac.

Exemplos deste serviço são:

Entre outros, estes serviços permitem que você alugue por algumas horas, dias ou meses, instale os aplicativos que precisa (ex. para compilar seu projeto) quando precisar, sem precisar fazer o investimento em um Mac logo de inicio.

Só complementando o que o Rafael disse...

não tem outra forma de subir o .ipa para a loja, você deve subir através do Xcode.

Além disso, a Apple valida o destinatário, e se o desenvolvedor estiver usando um Xcode "não autentico", a Apple reprova o aplicativo e desativa a conta de desenvolvedor - e será preciso criar uma nova, do zero, e pagar novamente a taxa anual, 99 dolares para pessoa física / 299 dolares para pessoa jurídica.

A melhor opção é o aluguel de uma dessas máquinas virtuais.

Esperamos ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software