3
respostas

Build Dockerfile

Estou utilizando Ubuntu 20.04.

Arquivo Dockerfile:

FROM node:latest
MAINTAINER Caroline Bernardo Silva
COPY . /var/www
WORKDIR /var/www
RUN npm install
ENTRYPOINT ["npm","start"]
EXPOSE 3000

Executando o seguinte comando dentro do volume-exemplo, onde está o arquivo Dockerfile

docker build -f Dockerfile .

Está aparecendo o erro abaixo, mas o arquivo Dockerfile está na pasta.

unable to prepare context: unable to evaluate symlinks in Dockerfile path: lstat /home/kao/home/documents/kao/alura/docker/volume-exemplo/Dockerfile: no such file or directory

E se executo como:

docker build -f Dockerfile

Aparece o seguinte erro:

"docker build" requires exactly 1 argument.
See 'docker build --help'.

Usage:  docker build [OPTIONS] PATH | URL | -

Build an image from a Dockerfile

Poderiam me ajudar?

3 respostas

Olá Caroline, tudo bem? Você poderia entrar dentro da pasta onde está o Dockerfile e tentar usar o comando:

docker build .

E fala pra gente o resultado!

Oi, fiz isso e segue o aparece esse erro:

docker build .
unable to prepare context: unable to evaluate symlinks in Dockerfile path: lstat /home/kao/home/documents/kao/alura/docker/volume-exemplo/Dockerfile: no such file or directory

Nossa Caroline que estranho. Mas você poderia verificar se realmente o arquivo tem o nome Dockerfile? E verificar se este arquivo Dockerfile está no mesmo diretório em que você está executando o comando? Você pode executar o comando ls e deve ser exibido a lista completa dos arquivos desta pasta em questão, e o Dockerfile precisa está presente nessa lista. Verifica isso e fala pra gente o resultado! Caso o erro persista tirar uns prints e coloca no imgur e informa os links aqui pra eu poder acessar e verificar corretamente o problema.