1
resposta

Build a cada execução de 'dart run'

Quando eu executo o comando "dart run" no console do VSCode, está sendo executado um processo de build, em seguida é exibida a mensagem de conclusão do build e só então o código que eu escrevi é executado.

screnshot do terminal evidenciando a mensagem de build a cada execução de "dart run"

Na primeira execução, o build levou em torno de 40 segundos, na segunda em torno de 10 segundos e nas demais o processo todo passou a ser quase "imediato" (está demorando algo como 1 segundo para que tudo seja exibido no terminal). Como eu notei que isso não acontece na tela do instrutor, gostaria de entender o que está ocorrendo e saber se eu preciso mexer em algum arquivo do projeto, alguma configuração do VSCode ou algo do tipo. Para contextualização: Estou usando a versão 3.4.3 do SDK, que eu instalei via terminal do Ubuntu 20.04 seguindo o passo a passo disponível no próprio site do Dart. No VSCode eu apenas instalei a extensão do Dart e não mexi em nenhuma configuração.

1 resposta

Oii Vinícius, tudo bem?

O comportamento que você tá observando é esperado no Dart. Sempre que você executa o comando dart run, o Dart realiza um build do seu projeto antes de executá-lo. Esse processo de build é necessário para garantir que todas as dependências e o código estejam atualizados e prontos para execução.

Na primeira execução, o build pode demorar mais tempo porque o Dart precisa compilar todos os arquivos e dependências do projeto. Nas execuções subsequentes, o build é mais rápido porque o Dart utiliza o cache dos arquivos que já foram compilados anteriormente, resultando em um tempo de build significativamente menor.

Um abraço e bons estudos.