1
resposta

Bugs nas variáveis que o professor ensinou!!!

var paciente = document.querySelector("#primeiro-paciente");

var tdAltura = paciente.querySelector(".info-altura"); var tdPeso = paciente.querySelector(".info-peso"); var tdImc = paciente.querySelector(".info-imc");

var altura = tdAltura.textContent; var peso = tdPeso.textContent;

var alturaEhValida = true; var pesoEhValido = true;

if (peso <= 0 || peso > 1000) { console.log("Peso inválido!"); tdPeso.textContent = "Peso inválido!"; pesoEhValido = false;

}

if (altura <= 0 || altura >= 3) { console.log("Altura inválida!"); tdAltura.textContent = "Altura inválida!"; alturaEhValida = false; }

if (alturaEhValida && pesoEhValido) {

var imc = peso / (altura * altura);
tdImc.textContent = imc;    

} else { tdImc.textContent = "Altura e/ou peso inválidos!" }

Eu uso esse codigo no meu codificador do Atom , da erro no console, ja tentei tambem no "Vs Code" e tambem no "Sublime", mesmo assim dá erro. sempre que troco a variavel " var tdAltura = paciente.querySelector(".info-altura"); var tdPeso = paciente.querySelector(".info-peso"); var tdImc = paciente.querySelector(".info-imc");"

pra da certo, preciso trocar para a variavel : "paciente" por "document" ai o codigo da certo e some o erro do console. var tdAltura = document.querySelector(".info-altura"); var tdPeso = document.querySelector(".info-peso"); var tdImc = document.querySelector(".info-imc"); Minha pergunta é : Porque esse erro esta acontecendo no codificador? e não está sendo igual a do curso, as vezes fico na duvida qual codigo usar o que o professor esta ensinando ou que conseguir resolver, pq esta dando esse bugs quando acompanho o professor? responde essa pra mim? Obrigado!!

1 resposta

Olá, Jorge, tudo bem?

O erro no console que está aparecendo é este?

Uncaught TypeError: Cannot read property 'querySelector' of null

Se sim, então a instrução var paciente = document.querySelector("#primeiro-paciente") da primeira linha do seu código não está selecionando o paciente corretamente! De forma que sua variável paciente tenha valor null. Nesse caso, então provavelmente o id do paciente no HTML não está escrito de forma correta. Você deveria ter algo assim:

<tr class="paciente" id="primeiro-paciente">
    <!-- tags td... -->
</tr>

Mas se não era esse o problema e o erro do console é outro, você poderia postar uma imagem do erro aqui?

Fico no aguardo!