Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Bug] Venv não inicializada

Olá.

Quando tento inicializar o ambiente venv, o script não o inicializa. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas
solução!

Boa noite, Maria! Tudo bem com você?

Para ativar o ambiente virtual no Windows não coloque a extensão .bat, tente apenas a expressão abaixo:

venv\Scripts\activate

Após isso, irá aparecer entre parênteses no canto esquerdo o nome do ambiente virtual mostrando que ele está ativo.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa noite!

Estou tendo a mesma dificuldade, pois meu VS Code não quer aceitar o comando da imagem 1 abaixo, então não tô conseguindo abrir o ambiente virtual. Isso tá ocorrendo porque o arquivo que está sendo acessado é o activate, e não o activate.bat, mas se eu trocar o comando pra "python venv\Scripts\activate.bat" tbm dá erro (imagem 2)...

Imagem 1

imagem_1

Imagem 2

imagem_2

Olá André, tudo bem com você?

O erro de sintaxe apresentado, está ocorrendo devido à tentativa de execução do arquivo "activate" usando o Python, como o código presente dentro deste arquivo não é um código Python é ocorre o erro de sintaxe. Para ativarmos o ambiente virtual, não usamos o Python, apenas executamos o arquivo activate.

Execute o código abaixo no terminal aberto na pasta do projeto.

.\venv\Scripts\activate

Após executar o código acima, seu ambiente virtual será ativado e aparecerá escrito (venv) antes do caminho para o projeto, como apresentado na imagem abaixo:

Imagem de um ambiente virtual python ativado

Peço que realize uma nova tentativa de ativação do ambiente virtual como indicado.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Bom dia!

Eu coloquei dessa forma que você disse, porém não aparece o "(venv)" no início destacando que tá no ambiente virtual, conforme a imagem abaixo. E se eu colocar o comando ".\venv\Scripts\activate" (ou seja, sem o ".bat"), exibe mensagem de erro.

Imagem

imagem

Bom dia, André!

Vi que você abriu um novo post sobre esse assunto e te responderei por lá.

Abraços!