Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Bug] Varíavel não aplica na formatação do print.

Minha Resolução:

texto = 'Calculo de IMC'
linha = '-' * len(texto)

print(linha)
print(texto)
print(linha)

peso = float(input('Digite seu peso em kg:'))
altura = float(input('Digite sua altura em metros: '))

imc = peso / (altura ** 2)

if imc < 18.5:
    print(f'Você está abaixo do peso ideal. Seu IMC é: {imc:.2f}')
elif imc < 25:
    print(f'Você esta no peso ideal. Seu IMC é: {imc:.2f}')
else:
    print(f'Você está acima do peso ideal. Seu IMC é: {imc:.2f}')

Eu defini uma constante para atribuir a fórmula do IMC, mas quando eu fui aplicar no "print()" pela formatação: "{imc:.2f}", o resultado esperado não apareceu, o programa entregou um "{imc:.2f}" como resultado no lugar do valor do IMC

1 resposta

Oi, Matheus. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua resolução e explicar o comportamento que encontrou. O código que você publicou está coerente e a utilização da variável imc está correta. Da forma como ele foi enviado, a interpolação f'...{imc:.2f}' deve exibir o valor do IMC com duas casas decimais. Se, durante a execução, o resultado foi literalmente {imc:.2f}, isso indica que a string provavelmente não estava sendo tratada como uma f-string naquele momento.

Vale conferir se, na versão executada, o print realmente começava com a letra f, por exemplo: print(f'Você está acima do peso ideal. Seu IMC é: {imc:.2f}'). Se o f for removido, mesmo que por engano, o Python exibirá exatamente o conteúdo entre chaves, sem substituir pelo valor da variável. Outro ponto é verificar se o código salvo é exatamente o mesmo que foi executado.

Você conseguiu reproduzir esse comportamento novamente ou, ao revisar o código executado, encontrou alguma diferença em relação ao que compartilhou?

Parabéns por praticar o exercício e por investigar o motivo do resultado. Continue compartilhando suas dúvidas sempre que surgir alguma questão. O fórum está à disposição para ajudar no seu aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!