1
resposta

[Bug] Valores diferentes

Boa noite.

Na segunda consulta, onde deveria checar as vendas por categorias, o meu código de consulta apresentou outros valores diferentes dos que o professor apresentou em video. Assim, copiei o código da própria aula pra analisar o que eu tinha feito de errado, porém, também apresentou o mesmo valor do código que eu tinha feito:

meu código: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

SELECT strftime('%Y/%m', v.data_venda) as AnoMes, c.nome_categoria as Categoria, COUNT(iv.produto_id) as QtdVenda
from categorias as c
join produtos as p on c.id_categoria = p.categoria_id
join itens_venda as iv on p.id_produto = iv.produto_id
join vendas as v on v.id_venda = iv.venda_id
GROUP BY AnoMes, Categoria
HAVING strftime('%m' ,v.data_venda) in ('11')
ORDER by AnoMes, QtdVenda;

código da aula (ajustado por conta das aspas): Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

SELECT strftime('%Y/%m', v.data_venda) AS "Ano/Mes", c.nome_categoria AS Nome_Categoria, COUNT(iv.produto_id) AS Qtd_Vendas
FROM itens_venda iv
JOIN vendas v ON v.id_venda = iv.venda_id
JOIN produtos p ON p.id_produto = iv.produto_id
JOIN categorias c ON c.id_categoria = p.categoria_id
WHERE strftime('%m', v.data_venda) = '11'
GROUP BY Nome_Categoria, "Ano/Mes"
ORDER BY "Ano/Mes", Qtd_Vendas
;

podem me ajudar a descobrir o que fiz de errado no meu DB? Adeeeus...

1 resposta

Olá Mateus, tudo bem?

Acredito que em algum momento, você pode ter alterado seu banco de dados. Executei a sua consulta e o resultado foi igual ao do instrutor:

A imagem mostra uma consulta SQL que seleciona o mês e ano (strftime('%Y/%m', v.data_venda)) das vendas, o nome da categoria (c.nome_categoria) e a quantidade de produtos vendidos (COUNT(iv.produto_id)) para cada categoria em novembro. As tabelas categorias, produtos, itens_venda e vendas são combinadas e os resultados são agrupados por mês e ano (AnoMes) e categoria (Categoria), sendo filtrados para incluir apenas vendas de novembro. Os resultados são ordenados por mês e ano (AnoMes) e quantidade de vendas (QtdVenda). A tabela resultante mostra as vendas de diversas categorias em novembro de 2020 e 2021

Portanto, recomendo revisar os códigos executados e verificar alguma inconsistência na consulta. De toda forma, disponibilizo também a base de dados e as consultas realizadas até a aula 3 aqui.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!