Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Bug] useEffect ativo 2 vezes

na aula Requisições autenticadas eu percebi que sempre que é usado o useEffect pra fazer uma request ele sempre retorna duplicado eu queria saber como posso resolver isso.

1 resposta
solução!

Salve!

Muito provavelmente isso acontece por conta do StrictMode do React.

O <React.StrictMode> é um recurso do React que ajuda a identificar possíveis problemas em seu código e a garantir que seu código esteja seguindo as melhores práticas recomendadas pelo React. Ele faz isso executando certas verificações extras em seu código, que podem resultar em renderizações adicionais.

Uma das verificações adicionais que o <React.StrictMode> executa é executar o render duas vezes para ajudar a identificar possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer durante as renderizações. Como o useEffect é um hook que é acionado após a renderização do componente, é possível que ele seja executado duas vezes devido a essa verificação adicional do <React.StrictMode>.

Se você quiser desligar essa feature, pode ir ao index.tsx e remover o StrictMode.

Vale apontar que isso só acontece durante o desenvolvento, nas versões de produção o React remove isso pra gente.

Se quiser saber mais, dá uma espiadinha aqui na documentação.