Isso não é necessariamente um problema relacionado à equipe Alura. Isso pode servir como uma pseudo-resposta a pessoas que se encontram em cenário parecido.
Aparentemente, talvez seja pelo fato de ser uma ferramenta descontinuada, o Telnet apresenta dificuldades para funcionar corretamente no Windows 11. Por mais que eu não seja o maior fã do Windows 11 (penso seriamente em retornar para o Windows 10), este não é um dos motivos.
No prompt de comando do Windows, tentei enviar o comando telnet
com os seguintes argumentos:
C:\users\levi\curso-react-alurabooks>telnet localhost 8000
Ao pressionar Enter, a interface do terminal fica completamente limpa, sem mesmo o cabeçalho indicador de diretório ao lado esquerdo das linhas de comando. Não consigo ver o que digito, e ao inserir um caractere, há uma chance do comando interromper minha entrada e enviar automaticamente somente o caractere digitado como comando, resultando em um erro de sintaxe na tela seguinte.
Supondo que digitei (ou ao menos tentei) GET / HTTP/1.1
, o resultado pode ser:
HTTP/1.1 400 Bad Request
Connection: close
Date: [data e hora atual]
Transfer-Encoding: chunked
0
ou:
HTTP/1.1 400 Bad Request
Connection: close
Conexão ao host perdida.
Vendo alguns feedbacks na internet, aparentemente, a ferramenta funciona perfeitamente em distribuições Linux, como o Ubuntu. Talvez o problema esteja na incompatibilidade entre uma ferramenta velha e um sistema operacional modernizado claramente inferior quando comparado a versões anteriores.