Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] ssh: connect to host 192.168.15.91 port 22: Connection refused

Boa tarde,

Estou tentando fazer a conexão via SSH no Ubuntu, mas sigo recebendo essa mensagem: "ssh: connect to host 192.168.15.91 port 22: Connection refused"

Tentei seguir tutoriais, vi um tópico aqui do Forum que outro aluno estava com o mesmo problema, mas mesmo fazendo o passo a passo de habilitar o SSH no windows quando tento conectar no IP que consegui através do comando "IP ADDRESS" na VM, recebo isto e não consigo prosseguir.

Podem me ajudar? Não estou conseguindo prosseguir no curso.

2 respostas
solução!

Olá, Guilherme!

Seguem algumas verificações e passos que você pode seguir para tentar solucionar o problema:

1. Verifique se o serviço SSH está rodando na máquina de destino: No Ubuntu, você pode verificar isso com o comando:

sudo systemctl status ssh

Se o serviço não estiver ativo, você pode iniciá-lo com:

sudo systemctl start ssh

2. Confirme se o SSH está instalado: Caso o SSH não esteja instalado, você pode instalá-lo com:

sudo apt-get install openssh-server

3. Verifique as regras de firewall: Certifique-se de que o firewall não está bloqueando a porta 22. Você pode verificar e permitir a porta 22 com os comandos:

sudo ufw status
    sudo ufw allow 22
    sudo ufw enable

4. Confirme o endereço IP: Garanta que o IP que você está usando é o correto. Às vezes, o IP pode mudar, especialmente se você estiver usando DHCP. Execute novamente o comando ip address na VM para verificar o IP atual.

5. Verifique a conectividade de rede: Tente pingar o IP da máquina de destino para ver se há conectividade:

ping 192.168.15.91

6. Configuração do SSH no Windows: Se você está tentando acessar a VM Ubuntu a partir de uma máquina Windows, certifique-se de que o cliente SSH está configurado corretamente. No Windows 10, você pode usar o PowerShell ou o Prompt de Comando para isso:

ssh seu_usuario@192.168.15.91

7. Logs do SSH: Verifique os logs do SSH para obter mais detalhes sobre o erro. No Ubuntu, você pode verificar os logs em:

sudo tail -f /var/log/auth.log

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema. Bons estudos!

Legal, isso funcionou, Lucas, Precisei instalar o SSH Server no ubuntu e permitir a porta 22.

Obrigado!