1
resposta

[Bug] Sobre a aula contando tentativas

Oi Turma, estou com um problema no meu código que já tentei resolver, mas não consegui.

let numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio(); let tentativas = 1;

function exibirTextoNaTela (tag, texto) { let campo = document.querySelector(tag); campo.innerHTML = texto; }

exibirTextoNaTela ('h1','Jogo do número secreto'); exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10');

function verificarChute() { let chute = document.querySelector ('input').value; // console.log(chute == numeroSecreto); if (chute == numeroSecreto) { exibirTextoNaTela('h1','Acertou!'); let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa'; let mensagemTentativas = Você descobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}!; exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas); } else { if (chute > numeroSecreto) { exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é menor'); } else { exibirTextoNaTela('p','O número secreto é maior'); } tentativas++;

}

}

function gerarNumeroAleatorio() { return parseInt(Math.random() * 10 + 1); }

function limparCampo() { chute = document.querySelector('input'); chute.value = ' '; } Acima está o código desenvolvido até o momento, na aula contando tentativas, o problema é que quando vou testar a ultima função, que é para limpar o campo do chute do número aleatório, o campo não limpa para que eu digite outro numero.

Alguém poderia me ajudar, fiz do jeito que foi ensinado na aula, mas quando vou testar não funciona

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Andressa tudo bem? Seu código ta perfeito, ele só não estava limpando pois você apenas criou a função e não chamou ela. Só adicionar depois da contagem de tentativas essa chamada de função. limparCampo();

let numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio();
let tentativas = 1;

function exibirTextoNaTela(tag, texto) {
    let campo = document.querySelector(tag);
    campo.innerHTML = texto;
}

exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do número secreto');
exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10');

function verificarChute() {
    let chute = document.querySelector('input').value;
    console.log(chute == numeroSecreto);
    if (chute == numeroSecreto) {
        exibirTextoNaTela('h1', 'Acertou!');
        let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
        let mensagemTentativas = `Você descobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}!`;
        exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
    } else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é menor');
        } else {
            exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é maior');

} tentativas++;
        limparCampo();
    }
}
function gerarNumeroAleatorio() {
    return parseInt(Math.random() * 10 + 1);