1
resposta

[Bug] root@DESKTOP-8remqke

Olá, segui o passo a passo para instalar o WSL, e diferente do vídeo que aparece o user name igor@pc , o meu fica como ROOT@DESKTOP-8REMQke. Com eu faço para alterar para o meu nome de usuario ?

1 resposta

Olá, Edinaldo! Como vai?

É normal que o nome do usuário seja diferente do que aparece no vídeo, cada máquina tem a sua configuração. No meu caso, por exemplo, o nome que aparece pra mim é maiully@LAPTOP. O importante é que você conseguiu acessar o terminal do Linux.

Você pode tentar usar o comando whoami para ver qual é o seu usuário atual. Se você quiser mudar o nome do usuário, pode procurar por tutoriais sobre como fazer isso no Linux. Mas, para esse curso, o nome do usuário não é tão importante. O que importa é que você está dentro do ambiente Linux, que está pronto para que você possa começar a construir a estrutura do projeto.

Contudo, a título de curiosidade, vou deixar abaixo alguns passos que podem ser úteis para mudar o nome de usuário:

→ Obs. 1: Você não precisa alterar o nome do usuário para seguir com o projeto.

→ Obs. 2: Para alterar o nome de usuário que aparece no terminal do WSL (Windows Subsystem for Linux), você precisará alterar o nome de usuário do sistema Linux que está em execução no WSL.

Passo 1 (Criar um Novo Usuário):

  1. Abra o Terminal do WSL: Inicie o terminal do WSL digitando wsl na barra de pesquisa do Windows e selecionando o aplicativo.

  2. Criar um Novo Usuário: Use o seguinte comando para criar um novo usuário, substituindo novo_usuario pelo nome desejado:

    sudo adduser novo_usuario
    

    Você será solicitado a definir uma senha e fornecer algumas informações adicionais. Preencha conforme necessário.

Passo 2 (Tornar o Novo Usuário o Padrão):

  1. Defina o Novo Usuário como Padrão: Use o PowerShell do Windows para definir o novo usuário como padrão. Primeiro, saia do WSL usando o comando exit.

  2. Abra o PowerShell como Administrador: Procure por PowerShell, clique com o botão direito e escolha "Executar como administrador".

  3. Defina o Usuário Padrão: No PowerShell, use o seguinte comando para definir o novo usuário como padrão (substitua Distro pelo nome da sua distribuição WSL, como Ubuntu):

    wsl -d Distro -u novo_usuario
    

    Ou, para algumas distribuições, você pode usar:

    ubuntu config --default-user novo_usuario
    

Passo 3 (Remover o Antigo Usuário (Opcional)):

  1. Volte ao Terminal do WSL: Abra novamente o terminal do WSL com o novo usuário.

  2. Remover o Antigo Usuário: Caso queira remover o usuário antigo, use o seguinte comando, substituindo antigo_usuario pelo nome do usuário que deseja remover:

    sudo deluser antigo_usuario
    

Verifique se você transferiu quaisquer arquivos ou permissões necessárias do antigo usuário para o novo usuário antes de remover o antigo.

→ Espero ter ajudado!

Abraço! ✨✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!